Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 24/06/2020 - 08:40h
pinduvoz escreveu:
O novo Microsoft Edge é praticamente idêntico ao Google Chrome, o que leva a crer que ele também usa o código do Chromium, o projeto aberto que muitos linuxers conhecem há muitos anos. O código utilizado poderia até ser o da própria Google, obviamente com autorização dela, mas duvido que seja.
Recentemente conheci o CCleaner Browser, lançado pelo pessoal que produz softwares úteis para o Windows (o "limpador" CCleaner, o desfragmentador Defragler, além de um recuperador de arquivos e um utilitário que analisa o hardware). O CCleaner Browser também veio com "a cara" do Google Chrome/Chromium.
Por conta disso, fica a pergunta:
Será que o projeto Chromium e seu código aberto vão dar origem a uma família de navegadores que vai tomar 100% do mercado, matando os demais?
O que vocês acham?
Sim o Edge agora usa a base do Chromium. Na época a Mozilla reclamou dessa fato justamente por causa do preocupante domínio do Google sobre a internet. Como disseram em comentários acima, apenas o Safari (restrito à Apple) e o Firefox usam outras bases de código. Da mesma forma, também não gosto desse domínio do Google principalmente no que diz respeito à privacidade (que quase já não existe mesmo) dos dados e da navegação que se faz. Eu uso o Firefox no Windows e no Linux e vou usar enquanto ele for desenvolvido. Não estou afirmando que a Mozilla não faz rastreio ou coisa assim. Eu sei que faz, mas ainda prefiro o software da Mozilla que o software do Google e seus navegadores derivados.