Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/01/2013 - 18:41h
Uma boa solução, se você realmente tem condições de levar o projeto adiante (baseado no universo de clientes que você já tenha como garantidos), é pegar uma
excelente empresa de hospedagem e contratar com ela um plano de revenda.
Sai bem em conta e mais da metade do problema já estará resolvida.
Para os seus clientes, isso será absolutamente transparente, e para eles a empresa que hospeda o site deles é
sua, pois em todos os momentos é a sua cara que aparecerá. Em nenhum momento aparecerá o nome do host.
Assim, prepare-se para a eventual necessidade de formalizar seu empreendimento (constituir uma empresa, obter CNPJ, inscrição estadual, alvará de funcionamento, pagar impostos, contador, fazer declarações fiscais, etc.)
Agora, visto que é somente você o responsável perante o seu cliente (o mais completo pára-raios que se possa imaginar), torna-se óbvio que o seu host tem de ser "excelente", e não "o mais barato".
Seu host tem de ser daqueles que o pessoal do suporte entende
mesmo, e atende "25" horas por dia, "8" dias na semana, "32" dias no mês e "367" dias no ano. Afinal eles darão suporte para você, e não para seus clientes.
Dá para ganhar um bom dinheiro sem muito esforço (sem precisar arrancar os cabelos), mas a responsabilidade mesmo assim ainda é grande perante o cliente e perante o host.
Cuidado portanto para não basear seu empreendimento em "futuros possíveis clientes", mas em clientes
firmes com os quais você já possa contar no presente, agora, ontem.
Dessa forma, quando as coisas começarem a clarear ($$$) ficará mais fácil rever seu contrato com o host ou mesmo contratar novos espaços conforme as necessidades que certamente irão surgindo.
Na pior das hipóteses, as despesas terão de pelo menos empatar com as despesas.
Procure não bancar tudo sozinho esperando retorno láááá adiante.