Delusion
(usa Debian)
Enviado em 15/05/2021 - 16:51h
Ryuk escreveu:
É um dilema difícil de resolver: ter um sistema atual e menos estável, ou ter estabilidade e ficar de fora das novidades!? :\
Acho que o caminho é esse mesmo que você descreveu. Eu também sempre tenho 2, 3 ou mais distros na mesma máquina...
Mas para mim a estabilidade é também um paradoxo. Tanto estabilidade quanto novidade têm seu preço.
Se você tem um sistema rolling (Arch, debian testing, opensuse tumbleweed, etc), não precisa ficar testando cada lançamento de nenhuma distro, pois são apenas snapshots do teu sistema rolling. Por exemplo, o ubuntu é só um "freeze" de algum momento do debian testing + alguns pacotes da unstable. Dessa forma, no sistema rolling as novidades + bugs + resolução de bugs vem normalmente a cada update. E não são tantos assim. Não me lembro a última vez que tive de dar reboot e usar o sistema "estável" porque o debian testing bugou.
Enquanto isso, na versão "estável", também tem bugs não resolvidos, a diferença é que os bugs são conhecidos e já tem gambiarras prontas na rede para contorná-los. Vejo um sistema estável como um sistema previsível; não com ausência de problemas. Por isso, em todo caso, esse conceito só se justifica no contexto de empresas, servidores, ou em hardware bem específico, não no contexto do user doméstico. Para mim o preço mais caro de usar versões "estáveis" de qualquer distro é ficar de fora de funcionalidades. Por exemplo, o xfce 4.16 é bem diferente do 4.14 e por aí vai.
Por tudo isso, já não me importo com o rótulo de um lançamento, se é estável ou não, apenas analiso se estou confortável nele; tanto faz :)
Linux User # 624552