BrunoMorais
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/06/2011 - 11:03h
Lendo a obra Software Livre Potencialidades e Modelos de Negócios de Cezar Taurion, me deparei com uma história interessante que compartilharei com todos Vocês, a história chama-se “A Ratoeira”.
Um certo dia, o rato olha pelo seu buraco na parede e vê o fazendeiro desembrulhando uma ratoeira reluzente de nova. Sai correndo pela fazenda alertando os demais animais: “cuidado, há uma ratoeira na casa...”.
A galinha ignorou o alerta e com desdém comentou “ratoeiras só dizem respeito aos ratos”. O porco, por sua vez, manifestou solidariedade ao rato e disse “cuide-se, mas se o pior acontecer, prometo rezar por sua alma”. O boi continuou calmamente ruminando, indiferente ao desespero do rato. Para o pobre rato só restou encarar a ratoeira. Na mesma noite a ratoeira funcionou. Só que não pegou o rato, mas prendeu o rabo de uma cobra muito venenosa. Algum tempo depois, a mulher do fazendeiro, distraída, pisou na cobra que a picou. Ela foi levada de imediato ao pronto socorro. Devidamente medicada, a mulher passou duas semanas de cama, com febre, mas acabou sobrevivendo. Só que, para atenuar a febre, nada melhor que uma canja – e lá se foi a galinha. Para alimentar os parentes e amigos que vieram visitar a mulher, o fazendeiro preparou o porco assado. E quando a mulher se recuperou, ele fez uma comemoração com um belo churrasco. Lá se foi o boi.
Moral da história: quando um novo produto ou conceito chegar no mercado (o software livre se encaixa neste contexto), ignorá-lo pode ser um caminho bem curto para a empresa sair do negócio.