Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 03/12/2013 - 11:06h
Isso está parecendo "steamware" (ou para nós "vapor ware").
Acontece que os microfones comuns e os altofalantes comuns são bastante ineficientes e usam faixas de frequências bastante estreitas.
Dessa forma, qualquer tentativa de bons resultados através de frequências inaudíveis para o ser humano, vai esbarrar numa série de obstáculos ligados ao tipo de material empregado, etc.
Embora em teoria isso possa funcionar, é pouco provável que na prática isso aconteça.
Como fazer com as interferências sonoras de baixa frequência? Se forem igualmente transformadas em frequências altas, o nivel de interferência será maior que o sinal desejado, anulando-o.
Veja-se por exemplo a tecnologia empregada no Bluetooth: Deveria ser absolutamente perfeita, mas isso ainda não acontece, pelos mesmos motivos expostos.
Mas se alguém desejar fazer "a prova dos nove", poderá utilizar-se de um editor musical e colocar todas as frequências acima dos 16kHz.
Isso deverá pelo menos espantar ratos e irritar os cachorros.
Se tal não acontecer, esqueça. Será steamware mesmo, pois o equipamento não teria potência suficiente para produzir um "campo de 65 pés de extensão".
Se alguém desejar espantar ratos, basta construir um circuito oscilador (baseado por exemplo no famoso CI 555), um amplificador de uns 10W RMS, filtrar as frequências para que passem apenas as altas, e utilizar-se de um tweeter de boa qualidade.
Menos que isso, e os ratos irão "morrer de rir" da gente...
10W RMS são bastante eficazes em um raio de 3 metros se não houverem obstáculos.
Cuidado com a frequência utilizada, pois pode espantar ratos porém atrair morcegos e baratas.
Aí a emenda fica pior do que o soneto...