removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 19/08/2020 - 15:40h
Quando lançado, o site tinha vários erros, pois constava no site que o sistema herda os recursos do Windows 10. No entanto, não há nenhum recurso herdado do Windows 10, pois é uma distribuição Linux. Outra promessa fajuta feita no lançamento é que o sistema é imune a vírus, o que não é verdade pois, embora o Linux seja naturalmente mais seguro, existem sim vírus para Linux e ninguém segura o usuário com a senha de root. O site foi remodelado e reescrito, retirando todas essas falsas promessas.
Também há a violação de direitos autorais e de marcas da Microsoft ao utilizar seus logotipos, marcas e nomes em outro produto.
Após dar boot no sistema, é exibido um assistente chamado Helloa, o qual tenta parecer com a Cortana do Windows, mas é simplesmente uma animação e nada mais. Há a promessa de que Helloa será atualizada e receberá recursos para ser realmente um assistente de voz, mas até o momento temos uma animação apenas.
O painel de controle, cujo objetivo é ser bem similar às Configurações do Windows, está cheio de bugs e funções que não funcionam. O painel de controle apenas chama módulos do Centro de Controle do Cinnamon. Um dos bugs que vale a pena fazer constar é que ao trocar o plano de fundo há um erro e só funciona se trocar pelo respectivo módulo do Centro de Controle do Cinnamon.
Continuando a falar sobre o painel de controle, há itens que não funcionam. Um exemplo está no item "Configuração de Instalação de Dispositivos" que só retorna uma mensagem dizendo que está desabilitado por segurança. Se está desabilitado por segurança, porque existe? O que esse item deveria fazer? A página "Sobre" não mostra o real estado do sistema operacional, os itens ali presentes são apenas ilustrativos (experimente desabilitar o firewall, a página Sobre vai continuar dizendo que o computador está protegido). O modo tablet não existe na prática (habilita os atalhos de cantos do Cinnamon e só). Barra de jogo, streams e adicionar um telefone também não funcionam ou simplesmente não existem. Faltam as opções de controle de localização, câmera e microfone, que são citadas na tela inicial do Painel de Controle. Em “aplicativos” clicar em aplicativos para sites diz que não há nenhum aplicativo para sites instalado neste computador.
A função “Localizar meu dispositivo” exibe uma mensagem dizendo que é necessária uma conta de usuário Linuxfx e é uma funcionalidade disponível apenas para clientes corporativos, entretanto não há nenhuma informação de como se tornar um cliente corporativo e criar uma conta que dê acesso a essa funcionalidade.
“Experiência compartilhada” mostra apenas uma mensagem que é possível transmitir pelo Windowsfx diretamente no ícone cast do navegador Google-Chrome.
Em “Uso de dados”, dentro de Rede e Internet, é exibido o monitor do sistema. Isso não é o que se esperava, deveria mostrar um relatório sobre o tráfego de dados na rede, principalmente para modens 3G/4G.
Agora que eu vou contar o real problema da distro: há um daemon rodando em plano de fundo a todo momento, um daemon proprietário (não consegui localizar o código fonte). Através desse daemon, o desenvolvedor pode instalar e remover programas nos computadores que estejam executando o Linuxfx.
Vocês confiam tanto no Rafael Rachid, desenvolvedor do Linuxfx, a ponto de entregar o computador de vocês para ser manipulado remotamente por ele?