Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

13. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 13/05/2017 - 23:04h

Apesar de a privacidade ser algo que está minguando dia após dia, penso que todo esforço para preservá-la em nível adequado para cada contexto é válido. O que quero dizer com isso? Por exemplo, podem existir informações que compartilho com minha família sem qualquer desconforto, mas que não compartilharia com um completo estranho do outro lado do mundo. Da mesma forma, podem existir informações com que tenho que lidar no trabalho, mas que não posso sair compartilhando por aí.

Em outras palavras, cada contexto de nossas vidas deve ter uma política de segurança. De certo modo, creio que todos temos alguma política para cada um desses contextos, mas muitas vezes empregamos políticas muito fracas ou misturamos esses contextos.

Aqui no Viva o Linux, por exemplo, é natural que compartilhemos informações como a distro que usamos, soluções que encontramos ou desenvolvemos, ou com o que trabalhamos. Quem quiser compartilhar detalhes pessoais é livre para tal, claro, mas não é algo muito sensato de se fazer, visto que as informações aqui são públicas e estarão indexadas no Google e outros motores.

Da mesma forma, quando alguém se cadastra no Facebook, no Intagram, no LinkedIn, no Twitter ou qualquer outra rede dessas, deveria saber até que ponto as informações postadas ali estão seguras (a meu ver, segurança zero). Isso é um exemplo de uma política de segurança fraca, e que ainda por cima mistura contextos, pois em geral ali se compartilha as mesmas informações com familiares, colegas do trabalho e muitas vezes com estranhos também (e não me refiro apenas a anunciantes e agências de vigilantismo). Agora, quantas pessoas será que leem os termos de uso e política de privacidade dos serviços que usa? Tenho motivos para pensar que são pouquíssimas, porque quando digo que eu costumo ler termos desse tipo, sou rotulado como pedante, maluco ou paranóico, quando não as três coisas.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


  



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts