Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

1. Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/05/2017 - 18:00h

Senhores,

Qual a opinião de vocês sobre a questão privacidade na internet ? Consideram relevante? Se sim, o que fazer para manter pelo menos o mínimo de privacidade ?

Eu me preocupo um pouco com isso porque não gosto que pessoas saibam tudo o que eu faço da minha vida. Acho que se isso expandir para uma escala onde muitas e muitas empresas façam monitoramento de seus clientes e potenciais clientes, bem como governos fiquem procurando por pessoas que estão fazendo antipropaganda, a vida pode ficar insuportável.


  


2. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/05/2017 - 19:49h

Eu acho que a privacidade e algo de extrema importância, e deve ser respeitada, os programas e serviços que eu uso eu dou preferência aos que não monitoran ou coletam dados dos seus usuários.
O sistema eu uso o Debian GNU/Linux que (diferente do Windows) não coleta dados do seus usuários , o navegador Firefox que tem um compromisso com a privacidade, para buscas na Internet o duckduckgo o buscador que não rastreia ou armazena dados dos usuários uso ele a maior parte do tempo somente as vezes quando não encontro algo nele eu uso o google, para gerenciador de senhas o keepass que é open-source,multiplataforma (keepass password safe, keepass X,keepass2Android), e comsiderado muito seguro e confiável, e tem um sistema de criptografia muito forte .
Mas na Internet por mas que se tente nunca se tem 100% de privacidade.


3. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/05/2017 - 19:55h

Ola, obrigado pela resposta.

E como eh pra vc usar outro buscador que nao o Google ? A experiencia muda muito ?
Vc poderia comentar um pouco sobre sua experiencia com smartphones ? Ou nao utiliza?


4. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 11/05/2017 - 20:16h

Eu já ouvi dizer que se as pessoas utilizassem diferentes métodos de esteganografia para se comunicar online, nem a NSA teria um contingente humano grande o suficiente para decifrar em tempo real tudo o que as pessoas estivessem fazendo na internet. Alguns métodos de esteganografia podem ser combinados com códigos/segredos decifráveis apenas por humanos (tipo uma criptografia assimétrica feita pessoalmente entre dois indivíduos), então seus computadores quânticos não iriam ajudá-los. Só não me peçam para falar mais sobre isso porque eu não tenho conhecimento para tal. Foi um cara com quem eu conversava que me falou sobre esse lance. Mas, cadê o bonde para adotar algo do gênero?

Leiam mais sobre o assunto:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Esteganografia-e-Esteganalise-transmissao-e-deteccao-de-informa...

O lance para se ter o mínimo de privacidade, como comentaram acima, é utilizar uma VPN/proxy (o TOR cairia bem também), utilizar mecanismos de busca como o DuckDuckGo, fugir da telemetria do Windows 10, utilizar contas anônimas, etc., fazendo com que o seu nome não fique anexado em nada. Tenha em mente que tudo o que você faz na internet fica anexado em algum lugar; o importante, no caso, é evitar que essas paradas fiquem anexadas no seu nome. Ninguém irá perder tempo tentando rastrear quem foi o Zé Ninguém que acessou tal site anonimamente. Isso acontece com criminosos digitais que acessam conteúdos ilegais, cometem crimes e tudo mais.


5. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 11/05/2017 - 22:41h

Privacidade tem sido tema controverso. As denúncias feitas pelo Snowden esquentaram esse tema, mas mesmo antes disso já havia muita discussão a respeito. Muito se fala que a privacidade está sendo desprezada, que as pessoas não se importam com privacidade hoje em dia. Eu penso um pouco diferente disso. Acho que as pessoas continuam se preocupando com privacidade, mas a maioria prefere se iludir, prefere acreditar que de fato tem privacidade em vez investigar se isso realmente é o que acontece.

Ocorre que em geral, não é o que acontece. Penso que muitas pessoas sentem-se confortáveis em entregar seus dados pessoais a governos e empresas por sentir que essas entidades são distantes, coisas de outro mundo, que não vão interferir em suas vidas. Essas mesmas pessoas talvez não estejam dispostas a entregar esses mesmos dados a seus vizinhos, que são parte do seu dia a dia.

Talvez isso aconteça por pensarem que nas mãos de governos e empresas, essas informações terão apenas uso legítimo, isto é, não se fará abuso dessas informações em hipótese alguma. Porém mesmo que isso fosse verdade, não se pode descartar a possibilidade de que esses dados sejam acessados por pessoas mal intencionadas, que não tem a devida autorização para acessá-los.

Então o problema que vejo em relação à privacidade é que ela não é entendida da mesma forma por todo mundo. Não há consenso sobre o que é privacidade. Para alguns, privacidade diz respeito só às pessoas conhecidas, para outros, extende-se a todo mundo. Seja como for, a privacidade na Internet tem uma característica diferente da privacidade fora da Internet: a facilidade com que se pode cruzar informações sobre uma pessoa. Isso aumenta exponencialmente a capacidade de se saber sobre alguém.

Com isso, uma pessoa que tenha várias informações espalhadas pode estar revelando mais sobre si do que supõe. Nesse sentido, ela está em desvantagem frente a possíveis bisbilhoteiros, porque ela não consegue nem mesmo dimensionar quanto se pode saber sobre ela. Talvez seja possível saber até mais do que ela sabe sobre si mesma.

Se penso que é possível ter privacidade na Internet? Até certo ponto acho que sim. Com algumas precauções, pode-se alcançar um nível aceitável de privacidade, mas esse nível aceitável varia de pessoa pra pessoa. Então algumas terão que tomar mais precauções do que outras. Além disso, não há 100% de privacidade. Isso já se tornou utopia. Ainda assim, privacidade não é um conceito binário (ou se tem ou não se tem). Ela existe em níveis diferentes para cada pessoa em cada situação.

Minha preocupação é que o tema não se converta em estudos mais aprofundados e ações concretas que garantam uma vida digna, com o devido nível de privacidade que cada pessoa deseja para si. Ou seja, o perigo está em que as pessoas não possam regular o nível de privacidade que terão, e para algumas isso pode até mesmo significar risco de vida.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


6. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/05/2017 - 23:20h

felipe_ escreveu:

Ola, obrigado pela resposta.

E como eh pra vc usar outro buscador que nao o Google ? A experiencia muda muito ?
Vc poderia comentar um pouco sobre sua experiencia com smartphones ? Ou nao utiliza?


Eu uso o duckduckgo a maior parte do tempo ums 95%, ele é o meu buscador padrão do Firefox no Debian e Android, ele não é melhor que o google mas é bom o suficiente para meu uso , ele também tem uma função tem uma função chamada bangs que direciona o conteúdo que você que pesquisar no site ou na barra de endereços do navegador para outro site exemplo : "!g conteúdo da sua pesquisa'' direciona sua pesquisa para o google, a bangs para vários sites como youtube, Bing, etc na página sobre bangs do duckduckgo você pode ver o nome de cada um que vem sempre depois de !, exemplo para o Bing: !b.
No Android eu também uso o Firefox,duckduckgo, keepass2Android,e sempre dando preferência a aplicativos que não coletem dados e sejam open source, mas a privacidade nos Smartphones eu acho uma coisa mais difícil que nos desktop, por exemplo a vários casos noticiados de celulares que já viam de fábrica na própria rom nativa coletando e enviado dados do usuário.
E sobre VPNs a maioria das gratuitas coleta dados do usuário.



7. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/05/2017 - 23:31h

-não uso redes sociais: facebook, instagran, youtube
-uso firefox
-não uso google
-faço 90% compras via boleto e evito usar CC
-bankline apenas com aplicativos de celular
-email de foruns não é mesmo cadastrado em compras e bancos
-são medidas que uso para tentar manter privacidade

**********************************************
Meu Blog
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


8. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Arnaldo
Buguei

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/05/2017 - 13:13h

O assunto privacidade é muito delicado, e nunca vamos conseguir chegar em um bom senso.
Privacidade é bom e todo mundo gosta, ate mesmo pra quem diz;
_ eu nao devo, por isso nao tenho nada a esconder!

Privacidade nos dias de hoje nao passa de ilusao. É o que eu acho!


9. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/05/2017 - 16:08h

hrcerq escreveu:

Se penso que é possível ter privacidade na Internet? Até certo ponto acho que sim. Com algumas precauções, pode-se alcançar um nível aceitável de privacidade, mas esse nível aceitável varia de pessoa pra pessoa. Então algumas terão que tomar mais precauções do que outras. Além disso, não há 100% de privacidade. Isso já se tornou utopia. Ainda assim, privacidade não é um conceito binário (ou se tem ou não se tem). Ela existe em níveis diferentes para cada pessoa em cada situação.

....


Exatamente. Acho que o que a maioria busca, assim como eu, é um nível razoável de privacidade e não necessariamente o anonimato completo. Mas eu tendo a pensar que assim como a filosofia do software livre, a questão privacidade na internet por enquanto é restrita aos profissionais e entusiastas da área.


linuxlts escreveu:

felipe_ escreveu:

Ola, obrigado pela resposta.

E como eh pra vc usar outro buscador que nao o Google ? A experiencia muda muito ?
Vc poderia comentar um pouco sobre sua experiencia com smartphones ? Ou nao utiliza?


Eu uso o duckduckgo a maior parte do tempo ums 95%, ele é o meu buscador padrão do Firefox no Debian e Android, ele não é melhor que o google mas é bom o suficiente para meu uso , ele também tem uma função tem uma função chamada bangs que direciona o conteúdo que você que pesquisar no site ou na barra de endereços do navegador para outro site exemplo : "!g conteúdo da sua pesquisa'' direciona sua pesquisa para o google, a bangs para vários sites como youtube, Bing, etc na página sobre bangs do duckduckgo você pode ver o nome de cada um que vem sempre depois de !, exemplo para o Bing: !b.
No Android eu também uso o Firefox,duckduckgo, keepass2Android,e sempre dando preferência a aplicativos que não coletem dados e sejam open source, mas a privacidade nos Smartphones eu acho uma coisa mais difícil que nos desktop, por exemplo a vários casos noticiados de celulares que já viam de fábrica na própria rom nativa coletando e enviado dados do usuário.
E sobre VPNs a maioria das gratuitas coleta dados do usuário.


Estou experimento o duckduckgo por indicação sua, por enquanto está me servindo bem.
Eu concordo com você sobre os sistema Android, acho que está cada vez mais difícil fazer algo a respeito dos smartphones, talvez aparelhos como o blackphone sejam uma solução (leia mais aqui: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/58420-blackphone-celular-blindado-comeca-entregue-compradores....

=========================================

Parece que quanto aos desktops existem bastante alternativa interessante. Parece que falta um pouco de opções nos smartphones mesmo.



10. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 12/05/2017 - 20:25h

Se o que eu disse deu a entender que a maioria das pessoas busca um nível razoável de privacidade, é sinal que não me expressei muito bem. Da maneira que vejo, a maioria das pessoas compartilha seus detalhes mais íntimos com meio mundo, mesmo que sem perceber.

O que essa maioria busca é na verdade a sensação de privacidade, que não é o mesmo que privacidade. Trata-se de uma ilusão. Uma coisa é a privacidade de fato (o quão difícil é reunir informações sobre você) e outra bem diferente é a sensação de privacidade (o quanto você sente que se pode saber sobre você). Ocorre que quase sempre (senão sempre) a privacidade percebida é muito maior do que a privacidade real.

Para ter uma noção melhor do que quero dizer, perceba que a partir de uma única frase pode-se inferir muito sobre o seu autor. Dependendo das palavras usadas e de como são empregadas, pode-se inferir posturas políticas, trajetórias familiares, carreiras, objetivos, frustrações e por aí vai... Essas informações podem ser cruzadas com fotografias suas ou outros dados que você gera sem nem mesmo perceber, como o local ou horário em que disse algo. Por meio da análise de sentimento, da mineração de dados e outras técnicas é possível descobrir muita coisa.

O simples fato de estarmos postando mensagens aqui no Viva o Linux já está revelando muito sobre nós, e garanto que é mais do que somos capazes de perceber. Por isso é que acredito que o anonimato absoluto é inalcançável. Mas como eu disse antes, privacidade não é um conceito binário, ela não é pura ilusão. Ela existe em níveis diferentes, em contextos diferentes. Dentro da sua casa, por exemplo (um contexto) sua privacidade é uma, no trabalho (outro contexto), será outra, e na rua será outra.

Portanto, um erro a não se cometer é achar que privacidade é sempre igual em qualquer circusntância. Se fosse assim, você não seria capaz de dar o número do seu telefone ou endereço nem à sua mãe, ou então daria sua senha da conta bancária a todos que quisessem saber. O que quero demonstrar com esse absurdo é que o fato de não se poder ter 100% de privacidade não faz com que 0% seja um nível aceitável.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


11. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 13/05/2017 - 21:10h

Olha, vou dar minha opinião....
Com a Internet como ela é hoje.... como o Windows 10 é, como a Google é... como seu Smartphone é....
Privacidade mesmo.... é um Mito! ela práticamente morreu!
basta vc publicar um Artigo, uma Dica, um post no Facebook e seu nome tá no Google!
se quer mesmo privacidade... não faz Facebook, Tweeter, não entra em rede social.... não usa Whatsapp...
navega só usando Tor:

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/TOR-A-Internet-sem-rastreabilidade/

e faz as suas buscas não com google, mas com buscador não rastreado. Eu uso DuckDuckgo:

https://duckduckgo.com/

mesmo assim,,,, facebook contacta Google...e dizem, espionagem já tá rastreando que baixa navegador Tor...

o que eu quis dizer, é que mesmo windows 10, ou seu smartphone... é uma coleira eletrônica.... vc faz uma busca, de uma certa forma o mundo sabe que vc fez...
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


12. Re: Existe algo a ser feito para manter a privacidade ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/05/2017 - 21:44h

Privacidade realmente existe em diferentes níveis, mas como?

Pode-se fazer prospecção de pessoas baseando-se no cadastro do provedor, cruzando com dados de familiares do imposto de renda, cruzando com dados do censo do IBGE.

É só pensar um pouco: não é apenas com o Facelixo que a prospecção de pessoas pode ser feita. Tem dados muito mais óbvios das obrigações civis. Urna eletrônica etc. Tenho sérias dúvidas sobre o anonimato dos votos. Se pudesse eu pagaria multa todo ano só para não ter o desprazer de votar, embora entenda que o voto apenas simboliza o fato de que não é qualquer um que chegar pode tomar o poder. Apenas pagar a multa: dinheiro não é o que move o mundo?

Anonimato na rede só com documentos e cadastros falsos. Nós, cidadãos de bem faríamos isto? Ou não faríamos? Todo dia aparece alguém na televisão que está usando documento roubado de alguém há anos, para viver em sociedade. Geralmente é algum cadeieiro foragido. Ou se conectando em algum armário da companhia telefônica no meio de uma estrada bem erma, no interiorzão de lugar algum ou em alguma roça que nem puliça tenha.

Não usar o Facelixo ajuda e muito. Mas vai falar isso pro gado!

EDIT:

Por último: deem uma olhada na minha assinatura, que utilizo há mais de ano.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden




01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts