Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 10/08/2012 - 19:39h
Quanto ao "O Pagador de Promessas", é muito provável que vocês mais jovens tenham tido acesso apenas à versão reeditada por "motivos político-religiosos" (com um lamentável corte de quase 10 minutos), numa época em que a "religião" assim-chamada de "oficial" ainda ditava normas em nosso país, bem à moda do Planeta dos Macacos.
Hoje em dia, o Estado é declaradamente laico, e portanto não sofre mais esse tipo de influência.
Mas, já que o corte foi feito, fica assim mesmo.
A parte eliminada era uma crítica de natureza político-social bastante válida no contexto daquele filme.
Quanto a "Eram os Deuses Astronautas", do curiosíssimo Erich Van Daeniken, o filme não chega sequer aos pés do livro.
Virou um documentário de quinta categoria, que chama à atenção apenas por causa do assunto (e do título em Português, que não reflete muito bem o pensamento de Daeniken: O original, "Erinnerungen an die Zukunft" significa "Memórias do Futuro").
Daeniken procura através de um trabalho investigativo bastante sério, explicar a criação da Terra e do que nela há através da participação ativa de alienígenas, ou seja, habitantes de outas galáxias.
Ele não nega em tempo algum o texto bíblico, porém procura - como também o fazem todas as correntes religiosas - explicá-lo à sua própria maneira.
O filme não tem o tempo necessário para fazer determinadas colocações e associações encontradas no livro, e que são importantes para o conhecimento da obra e do "modus pensandi" de Daeniken.