Ryuk
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/03/2019 - 10:59h
Creio que você está confundindo "simples" com fácil ou prático. Não é isso!
Simples na filosofia KISS quer dizer que as coisas devem ser diretas e eficientes, sem intermediários desnecessários, sem camadas adicionais de complexidade no sentido computacional.
Simples aqui não siginifica ser fácil... por exemplo, é "simples" configurar o firewall iptables (basta abrir um editor de texto e escrever as regras num arquivo), mas tá longe de ser fácil para um leigo entender as regras e as nuances complexas de uma rede (isso por si só é bem difícil, requer muito estudo e prática). Usar um intermediário, como UFW, para configurar automaticamente o iptables facilita a vida do usuário leigo, mas adiciona uma camada de complexidade a mais ao sistema, entendeu!
Neste sentido a instalação do Arch segue a filosofia KISS ao pé da letra... se dá pra fazer diretamente na linha de comando pra que criar um intermediário gráfico (mais complexo, com mais linhas de código) para fazer a mesma coisa??? A instalação do Arch é Simples, porém nada prático!
Já o sistema em si, está deixando de ser KISS porque o próprio GNU/Linux está se tornando mais complexo com a adoção de projetos "polêmicos" como o systemd, pulseaudio, Gnome3, dentre outros. Pode-se dizer, portanto que o Arch só é KISS na instalação... hehehe!!!