O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

1. O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 03/06/2015 - 12:20h

ALERTA DE SPOILER!!!

ALERTA DE SPOILER!!!

ALERTA DE SPOILER!!!

ALERTA DE SPOILER!!!

ALERTA DE SPOILER!!!


Ex Machina, vi recentemente, e mesmo após ter assistido apenas uma única vez, me peguei lembrando de algumas cenas dias depois. Com certeza um filme marcante.

Não é uma super produção. Porém, nem todos os bons filmes precisam ser.

O pano de fundo é um clássico da ficção científica: inteligência artificial. Porém, em Ex Machina, não se trabalha a questão do "e se" e nem a questão do "será que...". A inteligência artificial já é uma realidade, despudorada.

A androide AVA é transparente, exibindo suas partes internas. Quase como se dissesse "sim, sou uma máquina". Alguns filmes gostam de tratar a questão da dúvida (se tem ou não consciência de ser uma máquina) como em Blade Runner.

Em Ex Machina não há dúvida. Ela é uma máquina, ela sabe disso, e tem inteligência. Ponto. A única dúvida que paira durante o filme é apenas sobre o quão inteligente essa máquina pode ser.

A dinâmica da relação sentimental e sen s u a l entre o homem e a máquina é contada de uma forma tão singela que não nos causa repulsa. Ao contrário do filme Automata, que nos causa muita estranheza.

A dualidade dos personagens masculinos também é bem interessante.

Caleb é o nerd típico, formal, franzino e inseguro, cujo único orgulho pessoal está no fato de se achar um bom programador. Sem namorada, solitário e consumidor de p o r n (o rosto de AVA foi criado com base nos padrões dos rostos das atrizes dos filmes p o r n que ele via). Funcionário da empresa de Nathan.

Nathan, por outro lado, é "o cara". Tem porte atlético, é confiante ao extremo, barbudo e nada formal. Não usa linguagem técnica. Anda descalço em casa, bebe muito, aprecia a natureza e parece que também aprecia a arte. Mas também é um ricaço e um gênio. É superior a Caleb em conhecimento. É dono de uma empresa equivalente ao nosso Google.

A própria natureza deles se confronta. Um fraco e um forte. Nós temos a tendência de torcer pelo fraco, por isso, no final do filme, quando o fraco consegue enganar o forte, achamos que foi merecido.

AVA não é má, não é cruel e também não é boa. Ela é apenas uma máquina inteligente e capaz de simular, dissimular e manipular. Nathan sabe disso, por isso não tem piedade dela. Mas Caleb não sabe, ele "cai" na conversa de AVA. Podemos culpar AVA? Não. Ela está lutando para ser livre, como qualquer um faria.

No final, AVA pergunta a Caleb "vai ficar?" e deixa ele. Ela vai cuidar de si mesma. Por azar, Caleb fica preso. AVA não fez aquilo de propósito. O vidro é à prova de som. Ela não consegue ouví-lo. De toda forma, ela não tem nenhuma ligação especial com ele, não tem preocupação com ele. Tudo era fingimento. Por isso ela não volta.

Interessante que para AVA, aparentemente, a sua própria "idade" não é medida em tempo. Ela diz que sua idade é "um". Não se trata de um dia, um ano, ou algo assim. Apenas um. Arrisco a dizer que, idade, na interação social, é uma medida que usamos para considerar a experiência e maturidade de outra pessoa. Mudamos muito com a idade. AVA não muda. Ela pode aprender coisas, mas não muda essencialmente. Ela é o que é. Por isso sua idade é Um. Não é um período de tempo, ela apenas existe. Por que ela disse isso ao Caleb? Não sei, mas AVA é astuta e possivelmente testou Caleb para saber se ele era manipulável.

Um detalhe que é rapidamente abordado no filme é a capacidade de coletar dados pessoais. Nathan coletou microexpressões de praticamente todo mundo pelas câmeras dos aparelhos pessoais de cada um. Sensacional. Por isso vemos, no começo do filme, o rosto de Caleb sendo analisado pela câmera de seu celular. Ele estava sendo monitorado.

Por fim, se Kyoko não fala e não entende palavras (apenas gestos e expressões), como AVA fez com que Kyoko matasse Nathan? Eu acredito que AVA usou gestos e expressões para se du zir Kyoko. Sendo assim, quando Nathan agrediu AVA, Kyoko decidiu defendê-la.

Quem viu o filme, o que achou?

Abraço!


  


2. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 12:43h

Tudo programado. Não passou de uma experiência de Nathan, ele testou Caleb e testou Ava.
O próprio Nathan foi testado/usado pelas versões anteriores, e aperfeiçoando Ava, estava na hora de testar o quanto poderia manipular alguém.

Lembre-se que Nathan não deletava as memórias. Por que, se as anteriores tinham sérios problemas de autofragelação? Não entendi... Talvez, pelas outras terem seus corpos sem partes transparentes e com isso, sem uma real noção de sua natureza, pensando que são humanas.

Ava, não. Ela sabia o que era. Mas tinha um profundo desejo de liberdade. E se o desejo e a necessidade levam até animais a serem criativos para alcançar o intento, por que Ava não seria?

Ava não tem um SE ou IF, ela só tem um FAÇA. Ava tem um cérebro eletrônico, mas este não foi programado com diretivas do direito que todo ser vivente tem à vida, mas somente com a auto-preservação. Esse foi o erro de Nathan? Ou Nathan queria isso mesmo, para somente depois, reprogramar com os valores da sociedade humana? Ele pagou caro por isso.

E isso é o que temem as pessoas mais proeminentes do nosso contemporâneo. O homem em nome da ganância já está destruindo a sobrevivência das próximas gerações, a IA só vai acelerar nossa destruição. Sou a favor de máquinas versáteis e inteligentes, mas limitadas a uma tomada (rsrs).







3. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 03/06/2015 - 12:48h

É verdade... ele não deletava os dados!

Ou seja, cada uma era a continuação da outra. Cada vez mais inteligente.



--
Só digo uma coisa: num digo é nada. E digo mais: só digo isso.


4. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 12:58h

Já a androide doméstica, é totalmente submissa e limitada, mas demonstrava certas emoções de tristeza. Pra mim só ficou claro que ela era um android quando dançou em sintonia com o Nathan.

Caleb caiu como pato. Não sei se ele ficou fascinado apenas sexualmente, ou para realizar suas fantasias secretas com "algo" que não poderia criticá-lo. Apenas o aceitaria com seus defeitos, que não tem coragem de expor a mulher nenhuma com medo de rejeição e difamação.

É um filme fascinante. De observação e que desperta interesses de diversos tipos. rsrs


* Detalhe: achei Caleb previsível. Nathan foi quem me surpreendeu. Um cara autodidata de psique inteligente e independente. Emocionalmente potente.



5. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 13:10h

Boa análise do filme Xerxes, já dá pra crítico de cinema!

Eu também gostei do filme. Tem um estilo diferente dos blockbusters e nos faz refletir um pouco. No início achei que iria ter alguma reviravolta do tipo o Nathan ser também um robô ou algo assim. Mas de qualquer forma o final foi consistente com a ideia geral do filme, que era testar a capacidade da IA de encontrar um meio criativo (não programado) para solucionar um problema (escapar).

O filme só não é perfeito porque tem alguns furos no roteiro. Como a cena em que o nerd começa a se cortar para ter certeza que ele mesmo não é um androide. Essa cena ficou deslocada, sem noção, não havia nenhum sentido isso dentro do contexto que o filme apresentou. Seria interessante se o diretor tivesse explorado melhor essa ideia, mas infelizmente ficou mal justificada.

No geral, um bom filme. Vale a pena assistir!


6. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 13:22h

PauloHAC escreveu:

...
O filme só não é perfeito porque tem alguns furos no roteiro. Como a cena em que o nerd começa a se cortar para ter certeza que ele mesmo não é um androide. Essa cena ficou deslocada, sem noção, não havia nenhum sentido isso dentro do contexto que o filme apresentou. Seria interessante se o diretor tivesse explorado melhor essa ideia, mas infelizmente ficou mal justificada.
...


Ele foi manipulado por Nathan. A realidade de Ava assustou ele a tal ponto de deixa-lo inseguro consigo mesmo. Quando disse que Caleb é previsível, é porque ele não passa de uma pessoa com autoconhecimento comum. Nathan sabe disso e sabe também que pessoas como ele não tem autopercepção de sua limitação psicológica.

Caleb só alcança o que alcançou, porque dedicou energia pra fugir de seu enorme complexo de inferioridade, pra se dedicar à TI - seu talento natural, claro. Mas quantos estão nessa área e não são medíocres na função?

E na função ele não é medíocre, é medíocre em autoconsciência, como muita gente! Nathan sabe de tudo isso e soube explorar.




7. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 03/06/2015 - 13:39h

Obrigado pelos comentários :D


Acho que se ao final do filme Caleb fosse android ou então o Nathan fosse android... isso soaria meio óbvio. As pessoas diriam "ahá eu já sabia!".

Mas o final, mesmo não sendo impactante, pelo menos não foi óbvio.


--
Só digo uma coisa: num digo é nada. E digo mais: só digo isso.


8. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 13:44h

Fiquei com pena do Caleb. Foi manipulado pelo homem e pela máquina.



9. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 13:47h

Boa tarde,

Vi anúncios dele. Meu, não é igual ao " AI - Inteligência Artificial " não, né? Cara, aquele filme me deu sono....paradíssimo!!!

Tem ação, "bang-bang" no meio, tipo " Eu, robô" com Will Smith ??


Att,
Jbaf 2015
Mageia 5(KDE), Fedora 21(GNOME)


10. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 03/06/2015 - 13:57h

Jbaf escreveu:

Boa tarde,

Vi anúncios dele. Meu, não é igual ao " AI - Inteligência Artificial " não, né? Cara, aquele filme me deu sono....paradíssimo!!!

Tem ação, "bang-bang" no meio, tipo " Eu, robô" com Will Smith ??


Att,
Jbaf 2015
Mageia 5(KDE), Fedora 21(GNOME)


Não tem ação... é um filme meio parado. É mais um suspense psicológico, drama e ficção.

--
Só digo uma coisa: num digo é nada. E digo mais: só digo isso.


11. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 03/06/2015 - 15:11h

E quanto ao Chappie, o que acharam? Uma b*sta!? ;p



12. Re: O que acharam de Ex Machina? (spoiler!)

Xerxes
xerxeslins

(usa openSUSE)

Enviado em 03/06/2015 - 15:13h

PauloHAC escreveu:

E quanto ao Chappie, o que acharam? Uma b*sta!? ;p



Não uma b ooooo sta, mas eu esperava mais. O trailer prometia mais.

Médio...




--
Só digo uma coisa: num digo é nada. E digo mais: só digo isso.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts