lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 07/02/2017 - 11:21h
Rousseau escreveu:
Acredito que a disponibilidade de tempo é fundamental para o uso dessas distros.
Eu sempre tive vontade de testar o Arch ou o Slackware (já usei pelo VirtualBox, me refiro ao pc de uso diário), não o Gentoo, pelo menos por agora. Porém, o tempo que vou gastar para deixá-los redondos, eu não tenho. Chego em casa e, para olhar e mexer em coisas do pc, me sobra umas 1 e meia, 2 horas, no máximo. Se eu instalar o Slack ou o Arch, vou demorar mais de uma semana para deixar o pc pronto para uso. E, consequentemente, não vou poder usá-lo até terminar o processo.
Em outras palavras, são distros que ensinam muito ao usuário. Porém, elas cobram um preço. As boas documentações que ambas disponibilizam, requerem um tempo grande para o estudo. O que, somando as leituras para aprendizagem e instalação, são um tempo considerável.
Eu já me vi na encruzilhada por causa disso. A única solução que encontrei, foi usar um Arch-Based. Embora, o excesso de atualizações tenha me cansado muito nos últimos tempos. To pensando em mudar para uma distro com ritmo de atualizações menos frenéticas.
Obs: essa é a opinião de um leigo. Não entendo profundamente do sistema, meu conhecimento é bem básico. Mas gosto da possibilidade de personalização e a liberdade que ele me proporciona.
Sabendo o que fazer, dá pra deixar um Gentoo pronto em 30h ou um Slackware pronto em 2h. O ponto aqui é: sabendo o que fazer. Sair instalando pra aprender no tapa com essas distros é pedir para ganhar um abraço por trás do Leo Stronda.
Distros mais manuais requerem tempo do usuário não para configurá-las, mas para estudar o sistema e saber o que precisa ser feito. Uma vez que o usuário saiba o que fazer, ele fará isso com os olhos vendados, um pé nas costas e encachaçado ao extremo. Exemplo: quando eu escrevi o artigo
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Guia-pos-instalacao-do-Slackware, eu estava bebendo há uma semana (escrevi o artigo era 01/01/2013), numa máquina Windows e de cabeça, pois na verdade o artigo surgiu quando eu estava orientando o Daniel Lara a configurar o Slack via tópico aqui no VOL.
Mas repito: o ponto é saber o que precisa ser feito.
--
Dino®
Vi veri universum vivus vici
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta
Mensagem do dia: Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita.