removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 09/03/2016 - 05:38h
A Refusifuqui é juntar a fome com vontade de comer. Têm pessoas que gostam de fazer, a licença permite e existem usuários que gostam de usar. Pronto, Viva a Refusifuqui.
Sou completamente favorável as Refusifuquis, muitas vezes surgem coisas legais, basta olhos, curiosidade e tempo. Se não fosse a Refusifuqui do elementary OS não teríamos o Phanteon Shell (Muitas pessoas gostam, eu conheço várias). Outra Refusifuqui que acho interessante é o LXLE, o LXDE mais estiloso que eu já ví, têm cada nerdice que é de tirar o Chapéu. E têm outras legais, bastante interessantes.
Mas a minha história preferida de Refusifuqui, aliás, plágio de código, foi a briga entre dois grupos de desenvolvedores e usuários de dois gerenciadores de janelas;
aewm++ x pekwm. Não sei se alguém aqui usou, usa, lembra ou sabe dessa passagem interessante do GNU/Linux.
Os mais antigos no GNU/Linux devem recordar que o aewm++ teve seus dias de glória entre os Dinos "made in terminal", uma trupe fanática de usuários, na qual eu estava incluído.
Até que um dia um maluco da Suécia apareceu no canal (aewm++ no freenode) apontando para um link onde o código do aewm++ tinha outro nome, Pek. Era um verdadeiro plágio, a única mudança era a instrução de compilação que mudava uma biblioteca por outra. Libjpeg por libjpegturbo. Assim nasceu o Pekwm, o melhor gerenciador de janelas de eu já usei e uso até hoje. Apenas mudando as instruções de compilação.
As mudanças e novas características como: agrupamento de janelas, Combinação de ações do mouse com as bordas da tela (A melhor coisa que já inventaram até hoje) só vieram a partir da terceira edição, onde os devs começaram a juntar as características legais que cada WM tinha em um só. O Pekwm é um Refusicão de vários gerenciadores de janelas. Um tudo em um, configurado em modo texto.
Muitas vezes surgem coisas legais das Refusifuquis.
Outro ponto a se respeitar, são as divergências de equipe. Nem todos os projetos têm uma solidez filosófica e isso gera uma fragmentação natural e necessária, nascendo novos projetos. Esse fator ainda é agravado pelo fator de semestre após semestre, novos profissionais vão se qualificando nas Universidades.
E pra falar a verdade, ser aceito em algum projeto renomado, as distribuições puritanas, não é algo muito fácil. Precisa de uma série de etapas, que muitos não estão dispostos a passar por elas. Fundando novos projetos, na maioria das vezes uma nova Refusifuqui.
Não sei se alguém aqui sabe, mas o elementary OS surgiu pelo simples fato dos ícones elementary não conquistar espaço no repositório oficial do Ubuntu. Os designers Daniel Foré e Cassidy James fundaram o projeto simplesmente por isso. A primeira verão Júpter foi interessante. Mas quando lançaram o Luna chegaram ao auge e tiveram seu talento de designers reconhecidos. Tanto que foram convidados pela Yorba para reprojetar o designe dos dois apps de maior sucesso da empresa; Geary Mail e Shotwell. Hoje o eOS é uma das Refusifuquis mais consolidadas.
Bem, desculpem pela bíblia, existem outras passagens interessantes das Refusifuquis que merecem ser lembradas nesses debates tão filosóficos. Mas é hora de dormir.
____________________________________________________
Manjaro Geek:
http://www.manjaro-geek.org/
Fórum:
http://forum.manjaro-geek.org/index.php
Freenode: #manjaro-geek