Freud_Tux
(usa Outra)
Enviado em 03/03/2016 - 09:19h
E ae pessoal, tudo sussa!
Seguinte, as associações de proteção de direitos autorais, tanto aqui de terras tupiniquins, quanto das terras do tiu sam (mpaa), sugeriram que seja acrescentado uma exceção ao princípio de neutralidade da rede, coisa que o Marx Civil da Internet já nos brindou com um belo precedente, quanto foi inserido que o facebook (facechatice/muro das lamentações), twitter e whatsapp fossem de graça em determinados planos de operadoras móveis.
Lindo né! ???
NÃO!!!
Com essa tamancada na testa no direito de neutralidade na rede, tivemos um precedente.
Agora as associações de direitos autorais, estão se baseando nesse precedente, para que todos os sites de conteúdo que elas julgam serem ilegais, sejam barrados via provedor, ou seja ISP e provedor de acesso.
Em nenhum momento, eu sou a favor da pirataria, eu sou a favor, de um preço justo, e acesso a material que não se encontra aqui, como muitas séries, que nunca vão vir pra cá. Nem que o sujeito compre um pacote do netflix, ou sei lá mais quem, que o possibilite a ter acesso a esse material, por um preço justo. Afinal, alguém gastou dinheiro, investiu tempo e conhecimento para criar um filme, jogo ou livro, e precisa pagar as contas.
É o mesmo que se cada um de nos aqui trabalhássemos, e no final do mês, não receberíamos nada.
Porém, a proposta dessas associações de direitos autorais é linda na teoria e fica só nisso.
Mesmo que muitos dos sites torrents, e de download tenham sim muito material ilegal, existe muito material de cunho legal lá. Material esse que muitas pessoas criam e ofertam de maneira gratuita, e ai que tá o problema.
Como será feito a filtragem desse material ilegal versus o material legal?
Vão simplesmente sair bloqueando tudo que é DNS e/ou domínios pra tudo que é lado, pois julgam ser ilegais o seus conteúdos?
E o material que uma pessoa criou e hospedou nesses serviços, como fica?
E de quebra, querem bloquear as VPN's e Proxies.
Muitas empresas usam VPN's e Proxies, um exemplo é que as utilizam para fazer uma comunicação segura com suas unidades de negócios espalhadas ao redor do mundo.
Como ficará se uma empresa precisa usar um tunelamento via VPN para se comunicar com outra empresa de fora do Brasil?
As empresas vão ter que pagar o pato por causa de uma decisão injusta?
Isso é uma medida perigosa ao longo prazo.
O cerceamento da liberdade começa assim, com coisas pequenas e "sem valor e ilegais".
Como já tem um precedente, que detonou a neutralidade da rede (descrito no começo do texto), e se essas associações conseguirem mais um precedente, os "precedentes" não vão parar de chegar, e vão pulverizar a neutralidade, e ela vai ser inútil, e a nossa liberdade vai pro espaço.
Lembro do filme "V of Vendetta" (V de Vingança), onde a sociedade era totalmente cerceada de sua liberdade, e altamente manipulada.
Se nada for feito, as coisas vão terminar assim.
.
Sugiro, que procuram seus representantes em quem votaram nas últimas eleições (deputados e senadores) e exponham o perigo que essa medida trará. Funcionou muito bem, contra a medida do deputado que queria obrigar cpf nos comentários em fóruns, blogs e afins.
Basta o pessoal se unir, cobrar dos representantes, afinal, é ano de eleição e eles precisam se fortalecer em seus redutos municipais.
Não sou a favor da pirataria, mas já querem demais. Corram atrás dos serviços que ofertem material ilegal, tem funcionado bem. Obrigar os usuários que pagam para terem livre acesso a informação, a serem terem cerceamento de certos serviços já é demais, e está soando a ganância.
Links que explicam melhor:
http://meiobit.com/338011/mpaa-produtoras-conteudo-solicitacao-cloqueio-pirataria-no-brasil-excecao-...
http://www.garotasemfio.com.br/blog/2016/03/02/proxima-ofensiva-da-mpaa-usuarios-de-torrents-no-bras...
http://blogs.estadao.com.br/link/associacoes-querem-que-operadoras-bloqueiem-sites-piratas-estrangei...
T+