edivaldo145
(usa Ubuntu)
Enviado em 08/07/2016 - 00:42h
No ano 2000 quando me tornei técnico de informatica, jamais poderia imaginar que o tão promissor mercado de trabalho de TI se tornaria o enorme salão de bordel que se encontra hoje, cada um se vendendo o mais barato possível independente de suas habilidades e competências.
Infelizmente isso não é culpa apenas da falta de regularização da categoria, nem é apenas por que o empresariado não valoriza apenas o funcionário do TI, o empresariado sabe muito bem da nossa importância, não sejam tolos.
Sabendo disso desisti de procurar emprego e passei a prestar meus serviços de forma autônoma, fosse montando pequenas redes, reparando maquinas ou até mesmo formatando HDs, as vezes em apenas um cliente eu recebia o equivalente a uma semana de trabalho na empresa (não que fosse muita grana, mas era algo próximo do justo).
Apos me formar em uma conceituada faculdade da área da tecnologia e na inocência de acreditar que o problema dos baixos salários era a falta de qualificação compreendi que o problema é bem mais grave que isso (vi muitos caras com muito mais conhecimento que eu, com diversas certificações ganhando menos do que eu quando prestava meu medíocre serviço autônomo. Hoje o motivo dessa desgraceira é bem clara, o profissional de TI é um bundão que vai reclamar do salario, mas não vai pedir demissão e o mais triste é que o seu patrão sabe muito bem disso, e se pedir demissão amanha pela manha terá uma fila de otários esperando para se digladiar pela sua vaga mesmo que por um salario ainda menor.
Ultra "mentiralização" profissional, deixe entender que so pagarei salario de Junior para um senior....
Retirado do Infojobs, Analista Programador Asp.Net Mvc Júnior em São Paulo - SP como é pratica comum o salario é omitido; me pergunto que Junior sabe tudo isso?
( Banco de dados: SQL Server
Programação: VB.Net, Ruby, R, Python, PHP, MATLAB, JavaScript, Java, HTML, Erlang, jQuery, Cuda extensions, Dot Net, ASP.Net, C, C#, ASP, C++, COBOL, CSS, C+)
Infelizmente o profissional de TI se vende barato, aceita salários ridiculamente baixos, aceita regimes de trabalho ilegais (vide a festa da CLT flex, pagamento por fora, contratos PJ com salários equivalentes ao CLT) Dificilmente veremos tanta competitividade entre meretrizes dentro de um puteiro, mas veremos adagas cravadas nas costas de qualquer companheiro do TI em troca de 1 real a mais no VR.
Ai vem a regulamentação salvar nossas almas, (ou entrega-la de ver ao senhor dos infernos);
01 A entidade de classe cobra imposto para voce puder trabalhar,
02 A entidade de classe pode proibir que muitos guerreiros e excelentes profissionais autodidatas com muito tempo de experiencia sejam expurgados do mercado de trabalho. Muitos profissionais autodidatas (comuns nos países desenvolvidos) são muito melhores e mais competentes do que pessoas formadas em certas UNIesquinas que tem por ai.
03 Existem mecanismos para fugir das entidades Se o piso salarial estipulado pela entidade fosse 4000 reais por exemplo, ótimo a empresa tem a saída legal de te contratar como PJ e pela cultura de auto desvalorização as pessoas iriam aceitar para receber pagamentos ridiculamente baixos e sem nenhum beneficio, se quer tendo que respeitar carga horaria de 40 horas semanais. Um prato cheio para aumentar a terceirização e reduzir ainda mais a honra da categoria.
04 Converse com pessoas que possuem profissões ja regulamentadas (como os professores por exemplo) e perceba que a entidade faz nada por eles.
05 As únicas entidades que funcionam são as entidades que os patroes temem uma greve a qualquer momento, por exemplo, metroviários, metalúrgicos, motoristas e cobradores de ônibus (sim eles ganham mais do que você imagina, provavelmente mais do que você) e conhecendo os profissionais de TI infelizmente isso nunca acontecera, mesmo sabendo o que o maior medo da maioria das empresas é ver os servidores parados por um minuto que seja eles tem a segurança de que é mais fácil isso acontecer por uma intervenção extraterrestre do que por uma mobilização de uma classe composta por gente politicamente nula.
Poderia numerar diversos outros motivos pelos quais a regularização não vai trazer melhoria alguma para o setor, mas o principal motivo é: Os indivíduos que compõem o setor tem uma péssima cultura de auto desvalorização, bem como 90% dos brasileiros que preferem se sujeitar a receber uma miséria do que dizer por esse valor eu prefiro ir vender bala no semáforo e se aventurar de forma autônoma.