niquelnausea
(usa Arch Linux)
Enviado em 26/01/2020 - 14:16h
Ser eu criar um arquivo de swap com 2 GB num ssd, haverá desgaste do ssd com regravações neste arquivo de swap, já que o arquivo tem tamanho fixo esteja ele sendo usado ou não pelo sistema?
sim, o ciclo de uma gravação, o que pode ser considerado desprezível.
Quando ele for utilizado fica tudo dentro deste arquivo de swap ?
dentro de algum dos setores que compõe o arquivo ou partição swap. não sei dizer se existe alguma otimização do tipo gravação em setores de forma aleatória, ou se é sequencial (iniciando sempre do primeiro ponto).
No caso de eu utilizar muito o arquivo de swap com milhares de regravações cheias dentro dele, depois que acabar
a vida útil daquele espaço seria só criar um novo arquivo arquivo de swap, supondo que o resto do SSD ainda tem
bom tempo de vida de regravação.
o arquivo provavelmente seria reconhecido como invalido, ou os dados ali gravados seriam corrompidos, mas alguns anos atrás li um texto que dizia que firmwares modernos já isolavam esses setores ruins automaticamente. no caso de um arquivo e uma partição swap, acredito que no caso de arquivo teria que ser recriado.
pc com boa quantidade de ram (4gb ou mais), e com configuração para pouco uso de swap (prioridade para uso da ram), considero o uso da swap algo natural, assim como o cache de navegador que normalmente faz muito mais gravações do que a própria swap. o preço caiu vertiginosamente nos últimos anos (menos de um talkey o gb para dispositivos comuns e m2 sata), o beneficio é enorme até mesmo para uso massivo de swap, e par apessoas comuns, a swap continua sendo essencial.
como falei acima, eu me preocuparia mais com o cache do navegador do que com a swap.