Jarnotrulli
(usa Slackware)
Enviado em 11/10/2005 - 20:35h
Transferi esta mensagem para ca. Achei interessante ela ter um tópico em especial...
-------------
Linus Torvalds tinha comprado o livro do Tanenbaum, "Operating Systems - Design and Implementation". Este livro até hoje vem com o Minix (a atual versao e 2.0) em um CD.
Linus instalou-o no seu 386 44MHz, e ficou um pouco desapontado. Então, como programador, resolveu fazer seu próprio SO.
Ele enviou uma mensagem para a Usenet (um grupo de notícias e lista de discussão), pedindo um manual do POSIX(o conjunto de padrões do Unix).
Bem, depois de meses de programaçao, sangue, suor e lágrimas, ele conseguiu produzir uma versão mais ou menos funcional do Linux. Como ele não poderia continuar sozinho, resolveu mandar uma mensagem para a Usenet, perguntando se alguém estava disposto a ajudar na sua empreitada.
Nisto muita gente foi enviando sugestões do que queria ou não no projeto (que, até aquele momento, tinha apenas a pretensão de ser um "Minix melhor que o Minix").
Então ele lança a versão 0.01.
Aí acontece uma "tragédia": Linus perde a partição Minix do HD, e fica só com a Linux. Se não fosse este golpe do destino, ele teria largado o projeto.
Continuando... Um cara da Alemanha falou que o computador dele tinha pouca memória, e pediu para fazer um sistema de paginação(usar o HD quando a memória tá lotada.É quando pisca aquela luz vermelha do gabinete...). Dois dias depois, ele finaliza esta melhoria. Com esta melhoria, o Linux agora estava em pé de igualdade com outros sistemas Unix.
E com isto, muitas pessoas passaram a portar as aplicações GNU para o Linux. E depois o Linus resolveu colocar a GPL no kernel que ele estava desenvolvendo. E em março de 94, sai a versão 1.0.