Como faz pra ser GPL?

1. Como faz pra ser GPL?

Fernandino Mesquita e Silva
FireBird

(usa Debian)

Enviado em 02/08/2007 - 10:48h

Turma... Tenho uma dúvida aqui... acabei de ler a GPL 3.0 e fiquei um pouco surpreso com algumas alterações, mas isso nao vem ao caso...

Queria saber uma coisa... Pra eu colocar no meu Sotware la: "protegido pela GPL" por exemplo, para nao haver problemas, é necessário estar inscrito em alguma coisa? fazer algum registro? é so uma dúvida que me pintou do nada aqui... E, se sim, onde faço essa inscrição?


  


2. Re: Como faz pra ser GPL?

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 02/08/2007 - 11:01h

Que eu saiba basta informar que seu software está sendo distribuído sob a licença GPL e se possível, adicionar uma cópia da licença junto com seus arquivos de instalação.

Se você não gostar dos novos termos da GPL 3, pode distribuir seu software sob a GPL 2 sem problemas.


3. Re: Como faz pra ser GPL?

ANTONIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
brazucx

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/01/2009 - 15:27h

Sim....porém a minha dúvida e a de muitos é:

Apenas colocar os termos da licença nos arquivos é o suficiente?
Não é necessário o cadastro em algum local, site ou orgão para provar que você realmente é o autor?

Caso não , se houver um plágio de sua obra....como você vai provar que você realmente é o autor?


Muito superficial as explicações encontradas na internet....é necessário que alguém com o conhecimento faça um artigo completo e detalhado sobre as licenças open-source.


4. Re: Como faz pra ser GPL?

Marcelo A. B. Slomp
mslomp

(usa Slackware)

Enviado em 02/01/2009 - 17:06h

Há algumas normas a serem seguidas por mantenedores de software livre.
Na grande maioria das vezes, o desenvolvedor apenas inclui as notas da licença ao longo do código e distribui a licença gpl em si juntamente com seu software. Isso geralmente é o suficiente por si só, uma vez que é muito fácil provar que seu trabalho foi publicado antes por você. A fsf possui uma entidade e mecanismos específicos para análise de violações da licença gpl e derivadas. Mas apesar de tudo, eu concordo com sua posição. Como existe gente para tudo nesse mundo, sempre haverá algum espertinho pronto para burlar qualquer coisa.

Recomendo a leitura do link abaixo. É específico para o software gnu, porém as idéias são aplicáveis para quaisquer outros projetos de software livre, mesmo que não-gnu:

http://www.gnu.org/prep/maintain/

Apenas como um exemplo prático da aplicação disso: o comitê gestor do desenvolvimento do gcc exige a assinatura de alguns documentos, os quais devem ser remetidos à fsf, para efetivar alguém como colaborador oficial e/ou mantenedor. isso impede inclusive que entidades privadas (principalmente produtoras de software proprietário e instituições de ensino) se utilizem ou possam reclamar para si as contribuições de algum funcionário que eventualmente colabore com o projeto, dando assim subsídios para impedir alguma eventual violação desse termo.


5. EXEMPLO DE DOCUMENTO ... ANEXO AO SOFTWARE

Paulo
henbran

(usa Debian)

Enviado em 22/03/2010 - 08:44h

Bom Dia
Vocês teriam algum exemplo de documento/arquivo/informativo que se inclua ao software em questão, oficializando-o como amparado pelos termos da GPL?
Também estamos a disponibilizar um software completo de gestão de provas/avaliações escolares, após analizar os termos da GPL 2.0 decidimos por esse modelo de sistema. Porém gostaríamos de algum modelo de documento bem resumido e essencial nesse contexto.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts