mslomp
(usa Slackware)
Enviado em 02/01/2009 - 17:06h
Há algumas normas a serem seguidas por mantenedores de software livre.
Na grande maioria das vezes, o desenvolvedor apenas inclui as notas da licença ao longo do código e distribui a licença gpl em si juntamente com seu software. Isso geralmente é o suficiente por si só, uma vez que é muito fácil provar que seu trabalho foi publicado antes por você. A fsf possui uma entidade e mecanismos específicos para análise de violações da licença gpl e derivadas. Mas apesar de tudo, eu concordo com sua posição. Como existe gente para tudo nesse mundo, sempre haverá algum espertinho pronto para burlar qualquer coisa.
Recomendo a leitura do link abaixo. É específico para o software gnu, porém as idéias são aplicáveis para quaisquer outros projetos de software livre, mesmo que não-gnu:
http://www.gnu.org/prep/maintain/
Apenas como um exemplo prático da aplicação disso: o comitê gestor do desenvolvimento do gcc exige a assinatura de alguns documentos, os quais devem ser remetidos à fsf, para efetivar alguém como colaborador oficial e/ou mantenedor. isso impede inclusive que entidades privadas (principalmente produtoras de software proprietário e instituições de ensino) se utilizem ou possam reclamar para si as contribuições de algum funcionário que eventualmente colabore com o projeto, dando assim subsídios para impedir alguma eventual violação desse termo.