hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 14/11/2017 - 14:54h
m0glik1d escreveu:
[...] Mas nós sabemos que ainda existem pessoas que caem nesse golpe.
A minha irmã caiu no golpe. Entrou no link inocentemente. E depois compartilhou!
Sabemos que a vulnerabilidade humana é independente de qualquer fator, seja desde possuir o conhecimento técnico ou não da coisa até fatores mais insignificantes!
E é aí que a galerinha do mal abusa!
Exatamente.
E isso é um reflexo da falta de preparo para a cidadania digital. Daí a importância da inclusão digital, que não pode se limitar a meramente colocar as pessoas em contato com a tecnologia da informação, mas também prepará-las para serem membros ativos da comunidade digital e para lidar com esses e outros problemas de segurança.
Sinceramente, penso que antivírus não é solução pra isso. Antivírus é muleta. Ele pode até ajudar e complementar outras soluções, mas não é a solução em si. A solução mais eficaz está na educação. E não falo só de escolas, porque como a TI é muito dinâmica, depois que você se forma já está desatualizado, mas falo também de políticas públicas no sentido de conscientizar sobre os desafios da cidadania digital e oferecendo dicas e informações importantes.
Quem pensa que basta instalar um antivírus que estará seguro, está redondamente enganado. Talvez seja até pior por dar uma falsa sensação de segurança. Segurança quem faz é o próprio usuário, e ferramenta nenhuma vai substituir o devido treinamento. Não precisa se tornar um expert em segurança da informação, basta saber identificar alguns indícios e conhecer os principais tipos de ameaça, como phishing, worms, trojans, etc. Muitas vezes a amaça dispensa meios técnicos e recorre exclusivamente à engenharia social.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira