timtonys
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/04/2008 - 16:37h
Vou explicar melhor o que acontece aqui...
Tenho 2 contas de usuário no meu Linux (UBUNTU) uma conta é a minha X e a outra de minha esposa Y. Queria que ela tivesse acesso aos arquivos da minha pasta particular (/home/X) e virse-versa. Então o que fiz, inclui ela no grupo X e me inclui no grupo Y, assim teriamos acesso às pastas um do outro, uma vez que estávamos no grupo um do outro.
Outra coisa que fiz foi modificar o UMASK do sistema pois estava no padrão do Ubuntu 022 o que fazia com que novas arquivos criados tivessem permissão apenas de leitura para o GRUPO, fazendo com que minha esposa não tivesse acesso de escrita nos novos arquivos criados. Agora está 007 ou seja tanto o DONO quanto o GRUPO dos novos arquivos terão acesso total sobre ele. Isso estava funcionando bem. Todos os arquivos que eu gerava tinha acesso FULL para o DONO e para o GRUPO, como falei no post inicial.
Depois percebi que quando eu abria um PDF, geralmente no firefox, e mandava salvar uma cópia no meu sistema de arquivos, tanto o Acrobat como o Evince salvava apenas com acesso completo para o DONO (RW) e sem acesso (nem de leitura nem de escrita) para o GRUPO, desrespeitando o UMASK. Com isso minha esposa não conseguia abrir o arquivo, nem para ler.
E o detalhe é que isso ocorre em todas as pastas, não só a do meu perfil (/home/X).
Verifiquei ainda, como falado, as permissões na opção gráfica "Usuários e Grupos" do GNOME e nossos usuários estão com todas as opções setadas.
Minha Distribuição é a Ubuntu 7.10, se ajudar.
E aí o que me dizem? Alguma sugestão?