stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 27/01/2009 - 14:57h
1) lembre-se que servidor é diferente de desktop, ou seja, é preciso ser um bom usuário inicialmente e conhecer as ferramentas de administração mais a fundo.
2) Aprenda bem o shell, comandos basicos, avançados, scripts de configuração e inicialização. Servidor deve dispensar o modo grafico e o administrador deve saber fazer tudo pelo ssh.
3) Os pacotes que se deve conhecer são os mais usados (mas pode ser necessário conhecer um produto especifico ou uma solução própria embarcada). Neste caso os mais comuns são os falados, como squid, samba, apache, tomcat, jboss, mysql, etc
4) Distribuição eu digo que é o mesmo que desktop, qualquer linux pode ser personalizado e atender em servidor da mesma forma que desktop. Porém o Debian já vem mais prontinho para isso e tem uma versão estavel com todas as libs. Se vai usar uma versão comercial vc tem Ubuntu, Suse e Red Hat, se não vai pagar nada, mas um dia pretende migrar para uma versão comercial, vc tem o Debian, Open Suse e Fedora. Qualquer outro deverá ser otimizado.
5) As vezes é preciso escolher determinada distro, devido a compatibilidade do produto. Um servidor websphere é compativel com SUSE e Red Hat, logo se for optar por algo de graça, terá de usar open suse ou fedora. Outras distros irão funcionar (lógico) mas poderá exigir instalação manual de libs além de recompilação de kernel.
6) Em ultimo para soluções embarcadas recomendo o slack pois já vem com uma imensa leva de libs (dependências) para compilar qualquer coisa, ou seja, é facil montar um sistema bem otimizado para tarefa X ou Y com o slack, principalmente qdo se desenvolve toda a soluçao do zero ou usando software livre.