andr3ribeiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 01/02/2016 - 15:36h
Você pode fazer um servidor de WebHosting em casa com um PC, Notebook ou até mesmo com aquelas placas de desenvolvimento como a Raspberry Pi, porém, muitos pontos devem ser considerados numa decisão dessas.
O hardware
Não recomendo que você faça seu datacenter no computador da sala. Uma maquina com essa responsabilidade precisa ter estabilidade e segurança. Alguns dos seus sites terão diversos recursos e o servidor terá de ter capacidade para processá-los, todos ao mesmo tempo.
Também não vale a pena usar os equipamentos caseiros. Uma memoria de um PC parado pode ser a ruína pra um servidor que precisa de disponibilidade. Então, tenha um hardware confiável e uma capacidade de processamento a altura, mas sempre com possibilidade de um upgrade sem "dor de cabeças", como a formatação.
O Roteador
Vale a pena você ter um roteador seu, com pleno controle. Já que é uma solução caseira, um Mikrotik de R$300 no varejo vai dar conta do recado e ainda suportar upgrades (por exemplo, caso sua brincadeira fique grande e você passe a ter dois fornecedores de link). Se você não está rodando nenhum conteúdo ilegal ou que atraia ataques, você não precisará comprar um roteador que custe um carro popular.
Este roteador também pode ser um linux com as funções configuradas.
O No-Break
O sistema de backup de energia deve ser eficiente tanto quanto o resto da estrutura. Um no-break com bateria adicional é uma boa opção para o caso de uma delas apresentar falhas. Também é bom fazer testes para saber quanto tempo ele realmente te dá de energia até que a rede principal volte.
O Software
Apache e Nginx são os mais conhecidos e usados para o servidor web. Eles rodam quase todas os recursos que um site necessita. Mas devemos também estar preparados para outros recursos, como Banco de Dados e o Java.
Para a Hospedagem, existe o cPanel, que é muito usado em empresas de hospedagens caseiras e de grande porte, como a Hostgator por exemplo, que hospeda o VOL.
Para a administração de contas, existe o WHMCS, um sistema de gestão de clientes, administração financeira e prestação de suporte, com integração a diversos painéis de controle, e utilizado em empresas de web hosting. Nele você tem Cobrança automática, Área do cliente, Relatórios estatísticos e contabilidade, Integração WHM / cPanel, Integração com órgão de registros de domínios, Sistema de tickets, Administração financeira automática e muito mais.
Seu servidor também tem que estar preparado para outros recursos, como FTP e Contas Emails e outros.
O link
Não tem como seu link de internet ser os contratados para residencia. eles tem uma taxa de upload baixa, ou oscilante, que será um ponto negativo na hora de seu cliente enviar os arquivos do site dele pro seu servidor. Você precisa de um link dedicado com uma boa velocidade e IPs públicos pra dar conta do recado. Veja nos planos de outras empresas onde tem a opção Tráfego: 500MB ou Tráfego: 1000MB e assim vai. Essas empresas estipulam o trafego para garantir que o link dará conta de ter todos os sites sendo acessados ao mesmo tempo. E também uma forma de ganhar mais dinheiro, rsrs..
O Desastre
Pra se ter um serviço de confiança precisamos pensar em: O pode acontecer para parar o meu negócio? Um incêndio? Uma inundação? Um Hd danificado? Uma memória Queimada?/? Na verdade, tudo isso!!
Mesmo que seu equipamento seja o melhor do mercado, sempre tenha em mente que ele não é perfeito e a prova de falhas, seu cliente pagará pelo site no ar, e é isso que você deve garantir a ele. Grandes empresas de hospedagem tem backup de tudo... Software, Hardware e Energia. Isso pode não ser sua preocupação agora, mas tenha isso em mente.
O Resfriamento
Depende da capacidade de refrigeração dos gabinetes dos servidores, do uso deles (muito uso de I/O e CPU aumentam a temperatura), a temperatura ambiente, a média anual de temperatura da sua cidade etc. Se você for usar hardware de desktop/varejo em vez de um servidor de grife, vale a pena arriscar: instale ferramentas de monitoramento de temperatura e acompanhe diariamente.
Tudo isso pode ser desconsiderado por você, mas pense nessas dicas com carinho se quiser que seu servidor caseiro se transforme em uma empresa rentável e que te sustente!
Se tiver mais duvidas sobre o negócio, poste aqui pra gente ajudar!