Utilização do dd.

1. Utilização do dd.

Abraao Cefas Torres Dias
cefas

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2007 - 09:09h

Saudações!

Estou com uma dúvida: tenho dois HD's SATA idênticos instalados no meu computador. Num deles eu instalei o Ubuntu 6.06 e deixei funcionando normalmente. Passei então a utilizar o dd para clonar o sda com o linux para o sdb. Porém, eu executo o dd num script todos os dias, sem desmontar o disco fonte do backup, apenas com o comando:

dd if=/dev/sda of=/dev/sdb bs=1024K

É realmente necessário desmontar o sda antes de cloná-lo? Ou seja, tenho que fazer um boot com uma distribuição live CD para executar o dd sem estar usando o sda?

Meu interesse é apenas ter uma cópia do disco sda para o caso de problemas.


  


2. dd

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/07/2007 - 12:13h

Não é nescessário fazer a clonagem de um live cd, já à realizei de um SO instalado. Só desmonta o hd para onde será direcionada a clonagem.


3. Continuando.

Abraao Cefas Torres Dias
cefas

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2007 - 15:35h

Obrigado pela dica. Você chegou a substituir algum hd clonado pelo original depois de clonar o original com o sistema rodando? Acho que pode ter algum problema por causa das variáveis de ambiente que ficam abertas no diretório /var/run, por exemplo. Caso sim, foi necessário executar o cfdisk?

Aguardo sua resposta. Valeu pelo esclarecimento!


4. dd

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/07/2007 - 18:14h

Sim, na ocasião meu Linux estava em um HD de 40GB, clonei em um de 80GB. Vale salientar que é nescessário configurara o gerenciador de boot após a clonagem. No meu caso uso o Lilo, clonei o hda para o hdb, portanto as configurações do hdb estavam todas como se ele fosse o hda. No meu caso eu troquei a posição dos HDs mas se não quiser vazer isso uma edição no gerenciador de boot deve resolver.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts