Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 16/03/2008 - 18:39h
A grande questão é que você quer instalar um sistema para outra pessoa e portanto terá de atender as expectativas dessa pessoa e não propriamente as suas.
Um Pentium III é uma boa máquina, porém para rodar bem - especialmente para outra pessaa - precisaria um pouco mais de memória.
O Kurumin 7.0 - por exemplo - é uma boa distribuição, baseada na Debian e na Knoppix e pede um mínimo de 196mB de memória ram para rodar com desenvoltura (portanto 256mb seria o ideal).
Entretanto, ela pode rodar muito bem com a quantidade de memória de que seu micro dispõe. Poderá não ser nenhum avião, mas certamente será comparável com o Windows 98 (e com alguma vantagem, é claro).
Testei uma versão antiga (2.21) em meu micro (Pentium II 200) com apenas 48mb ram e funcionou de forma bem razoável. (Nesse caso as coisas do KDE rodam bem devagar, ou mesmo não rodam com tal limitação de memória, pois seria necessário um mínimo de 128mb somente para o ambiente gráfico).
Como sua memória é um pouco menor que o indicado, o sistema vai usar bastante o swap, da mesma forma que o Windows.
Por isso acho que não custa experimentar.
Além disso, a Kurumin roda Fluxbox, IceWm e principalmente o KDE e vem recheada de programas bem atuais, que nada deixam a desejar ao Windows 98.
Ao falar em Kurumin, não posso deixar de mencionar a Debian e a Knoppix, bem como a Dizinha, Big Linux, Kalango.
Pelo menos nesse caso, esqueça Damn Small Linux, Puppy Linux, Basic Linux, Tiny Linux, e outras distros menores (em tamanho), que - para uma pessoa que é usuária do Windows 98 - não pareceria ser um substituto à altura.
E não faltará oportunidade de testar a esses para outras finalidades.