hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 11/11/2017 - 16:09h
Ok. Eu li o link que você mencionou. Ele até dá algumas dicas interessantes pra quem está começando, mas é muito importante ter o seguinte cuidado: esses tutoriais de pós-instalação são passos que deram certo para aquela pessoa específica, mas não existe receita de bolo em matéria de configuração de sistemas. Cada um vai ter a sua configuração ideal. Não estou acusando o autor do artigo de nada, tanto que ele apenas disse que são algumas dicas para quem usa Fedora. Mas ao mesmo tempo, esse tipo de confusão é comum, então acho interessante deixar isso claro.
Por exemplo, não vi sentido em configurar um IP fixo. Talvez no caso do autor do artigo isso faça sentido, mas dificilmente isso seria o ideal pra todo mundo. Se você colocar seu computador em outra rede vai ter que alterar o IP. Se não fizesse essa configuração não teria essa preocupação pois pegaria o IP via DHCP. Este foi apenas um exemplo, mas vários programas que ele recomenda instalar são opcionais, você pode querer usar algum outro que já venha nativo ou não usar nenhum equivalente.
Como regra geral, eu diria que se você não precisa fazer determinada configuração, não faça. Então, por exemplo, se você não precisa alterar a aparência do GNOME, não instale o gnome-tweak-tools. Se não precisa de um determinado plugin de navegador, não instale. Se não precisa de IP fixo, não deixe fixo, etc. As configurações padrões são boas para a maioria dos casos. Me parece mais sensato alterar somente aquilo que você precisar.
Mas voltando ao RPMFusion, ele é apenas um repositório complementar. Além de instalar o rpmfusion, você deve instalar os codecs necessários para execução do vídeo/áudio. Procure o pacote gstreamer1-libav. Ele contém a maioria dos codecs que você precisa.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira