ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 23/10/2016 - 20:55h
1- sistemas operacionais modernos, se encontram outro sistema pré instalado, instalam seu respectivo gerenciador de inicialização para que o usuário possa escolher, durante a inicialização, qual sistema será carregado (sistemas no mesmo disco físico, é claro).
2- o sistema instalado por último geralmente destrói o gerenciador de inicialização do anterior. Por esse motivo eu tenho por norma instalar o gerenciador de inicialização na partição onde o novo sistema está sendo instalado e não no disco. É claro que esta partição deve ser a partição ativa (no Linux é chamada de "sinalizada como boot").
3- o Win 10 me parece, mas como não conheço não tenho certeza, só pode ser instalado em modo UEFI. Logo o Linux usado tambem tem que ser instalado em modo UEFI. Normalmente versões de 64 bits suportam UEFI e Bios mas versões de 32 bits normalmente só suportam Bios.
4- Recomendo fazer copia de seus arquivos de dados (textos, fotos, planilhas, músicas, etc) e guarda-los num lugar seguro, como tambem possuir uma mídia de instalação do Win 10 para o caso de dar zebra. É quebrando os ovos que se faz omelete.
5- Se tiver que reinstalar tudo de novo, instale primeiro o Windows e depois o Linux.
Boa sorte.