lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 28/11/2013 - 16:59h
wh04mI escreveu:
lcavalheiro escreveu:
wh04mI escreveu:
Quero usar o ubuntu LTS no meu note.Ele tem pacotes velhos,em comparação ao 13.10?Pois no site diz:
"For the latest features,
choose Ubuntu 13.10"
E outra dúvida é sobre a placa de vídeo do meu note,intel HD 3000.Eu preciso baixar algum driver para ela,para ter aceleração?
Nunca use *buntus. Se for usá-los, prefira as versões LTS porque são menos instáveis que as versões mais recentes. Não adianta nada você ter os pacotes mais atuais se um apt-get upgrade pode
[*****] com tudo. Se você quer o chamado bleeding edge, vá de Arch ou Gentoo ou (no máximo) Sabayon.
Nas placas de vídeo Intel geralmente o pacote mesa-utils dá conta do recado da aceleração 3D.
Lol!Eu estou de olho no Debian também,você acha que é melhor usar ele?Quero uma distro estável,pois meu tempo é limitado e não posso ficar instalando ou arrumando o sistema todo dia.Fui no site do Debian,e lá tem a imagem "netinst".Na hora de instalar essa imagem,os pacotes que quero eu escolho por um interface gráfica,ou é por comandos tipo "apt-get install nomepacote"?
Muito obrigado!
Quando falamos em distros estáveis a lista é pequena: Slackware, Debian, CentOS, Gentoo, Arch Linux e Sabayon (essas três últimas só se você não fizer experimentalismos demais). Debian e CentOS são bem estáveis, e o Slack é uma rocha. Entretanto, o CentOS é o oldstable do RedHat Enterprise mantido pela comunidade, logo pode ser que tenha muita coisa velha demais nos repositórios.
E agora temos a velha questão, Debian x Slackware, ou Gerenciador de Dependências x Controle Total do Computador. Para quem está começando, ao contrário do que o bom senso sugere, eu recomendo sempre o Slackware. Ele te força a entender como o GNU / Linux funciona, e te mostra como fazer certas coisas de um jeito bem no-nonsense. Depois que você aprender a usar o Slack, você usa qualquer coisa, e você pega o jeito até com as distros mais instáveis, como os *buntu.
Sobre o Debian, ele é mais intrusivo. Por ter gerenciador de dependências e aplicativos gráficos para muitas configurações, você acaba não entendendo muito bem o que aconteceu no sistema. Mas é mais prático, pois o Debian tem o maior repositório de todas as distros.
Sobre o netinst, você precisará estar conectado à internet durante toda a instalação, já que ele baixará os pacotes on the fly. O instalador oferece as opções de funcionar em modo texto (na verdade, menus ncurses sem mouse) ou modo gráfico (muito parecido com o instalador dos *buntu, só que muito mais completo). Você escolherá grupos de pacotes, não pacotes individuais.