mbello
(usa Ubuntu)
Enviado em 01/07/2016 - 08:19h
Amigo, rodo servidores com virtualização há 4 anos.
Te digo o seguinte, VMWare não é free como você imagina, se sua infra aumentar você vai bater nos limites do que o VMWare na versão free. Ele é bom, mas honestamente existem soluções open source tão boas que acho besteira ir com VMWare.
XenServer era pago e agora é free, mas XenServer é só Xen, acho que não faz sentido no seu caso ficar tão limitado, principalmente porque o KVM hoje é mais popular e muito mais fácil de rodar e manter na minha opinião.
Minha sugestão para você é a seguinte:
1. Instale Ubuntu 16.04 LTS server no host onde ficarão as máquinas virtuais. Instale apenas um servidor bem básico, sem softwares desnecessários e com certeza sem X server. Você sabe gerenciar o Linux pela linha de comando, certo?
2. Configure SSH no servidor;
3. Configure sua rede no servidor, se estiver trabalhando com VLAN configure as interfaces VLAN;
4. Se quiser fazer o firewall no host, controlando qual rede acessará qual servidor, etc, sugiro instalar o shorewall que é super fácil de aprender e uma mão na roda. Você não vai precisar aprender iptables/netfilter que é bem mais difícil;
5. Instale o Virt-Manager em sua máquina e comande o servidor pelo Virt-Manager que vai conectar por SSH ao servidor.
6. Com o virt-manager, criar novas VM é super fácil.
7. Sugiro que faça uma instalação Ubuntu 16.04 em uma VM base "pelada" e depois sempre que precisar de uma nova VM linux é só clonar essa VM básica e você já sai com uma máquina Linux rodando para deixar do jeito que precisar para a nova VM.
Alternativas:
- Dê uma olhada no ProxMox VE, super simples de operar e tem todos os recursos que você precisa. Eu adoro o ProxMox também, a interface web é muito show e ele suporta KVM e LXC.
- Distribuições como Core Linux estão ganhando muitos adeptos também, mas hoje quando se fala em virtualização existem várias tecnologias que brigam entre si, até as de conteinerização como Docker e LXD.
- Aliás, rodando seu server em Ubuntu 16.04 o LXD é uma alternativa muito boa ao KVM para suas VM linux.
Performance:
- Tem um artigo da Linaro que compara x86 e ARM servers com Xen e KVM, na prática o KVM é mais rápido que o Xen, apesar de o Xen ser teoricamente mais. Eu acho que se não há diferença de performance, um hipervisor Tipo 2 como o KVM é muito mais interessante.
Observações:
- Virtual Box é besteira, para server não faz sentido;
- Se você precisa ou precisará de HA no futuro (high availlability), então pesquise bem pois para HA a coisa muda de figura mas você aí começa a gastar bastante dinheiro com hardware e com software;
- Aproveite seu servidor Linux e se livre do Windows, se precisar de AD use o Samba 4;
- Seja disciplinado e não rode serviços direto no Host, o host deve ficar o mais limpo possível pois a segurança dele é fundamental para o bom funcionamento da sua infra;
- Se precisar rodar PABX virtualizado, eu recomendo a distro do FreePBX. Se fizer isso, caso tenha uma interface E1 para seu PABX virtual, recomendo comprar um gateway (a Aligera tem uns ótimos) e deixar a comunicação com o PABX virtual apenas por SIP trunk, TDMOE é um protocolo "timing sensitive" e com máquina virtual você vai ter muita complexidade para garantir uma latência da VM baixa o suficiente para não dar pau com uma interface TDMOE. Além disso, se for uma placa no servidor aí você fica travado com seu servidor (HA esquece) e tem que fazer PCI passthrough o que não é tão difícil, mas sem dúvida complica.
Resumindo:
- Vá de KVM + LXC/D e escolha entre Ubuntu ou ProxMox com base na interface que você achar mais amigável.
- Se preferir uma distro não "debian based" tem o CentOS 7 e as ferramentas de virtualização da Red Hat que são ótimas mas não sei até onde você consegue chegar com as ferramentas da Red Hat sem colocar a mão no bolso.
Boa sorte!