
Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/10/2012 - 09:23h
Vou me restringir ao microfone.
Um microfone de qualidade depende exclusivamente do fator sorte (a menos que o integrador seja do porte da Microsoft ou da Philips, cujo hardware tem ótimo controle de qualidade em todas as etapas de fabricação).
Fabricantes menores compram as cápsulas de eletreto em grandes lotes e não fazem testes de equalização, apenas amostragens genéricas por lote.
Dessa forma, uma cápsula pode ser eventualmente mais sensível que outra, o som pode ser desde muito baixo até muito alto, o som pode ser distorcido, arranhado, etc. sem que isso seja motivado pela "marca" ou "modelo", mas apenas pelo desleixo no controle de qualidade (isso também acontece com os telefones modernos, especialmente os de preços mais baixos).
Vemos discrepâncias muito grandes até mesmo na impedância desses microfones, sendo geralmente de 32 Ohms para os eletretos, mas apenas 8 ou 16 Ohms para uma ou outra cápsula do tipo dinâmico. Em alguns sistemas, tais cápsulas são detectadas como sendo "fones".
Em suma, e de uma forma geral, microfones de webcams são apenas "bons quebra-galhos", e não se deve esperar deles o desempenho de um microfone profissional.