albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 27/02/2013 - 14:40h
por partes, pro debian, use os comandos que o Cavalheiro sugeriu, mas use sudo antes, assim:
$ sudo rm -rf ......etc...etc....
e se o sistema pedir a senha, use a de usuaria, a que usa para logar no debian.
Olha, experimente o Sabayon, se quiser.... Não apague o seu Debian, deixe-o no sistema baixe o Sabayon que quer, 64 ou 32 bits, KDE, GNOME, MATE, XFCE, a interface grafica que quiser, Sabayon tem varios tipos. Dica,parecido com Debian é o Sabayon GNOME (acho que Debian usa GNOME)
escolha e baixe daqui, desta página:
http://www.sabayon.org/release/press-release-sabayon-11
salve a ISO, queime-a num DVD novo (queime como IMAGEM), usando por ex. o K3B ou o Brasero do seu Debian, coloque o DVD feito no drive e re-inicie o micro
invés dele entrar no debian, entrará no Sabayon do DVD e seu debian ficará no HDD, protegido. mexa, navegue usando o sabayon do DVD Live, assim saberá se gosta.
Obs. Sabayon não é Debian (é Gentoo, linux de compilação), portanto não tem sources.list, não use apt, nem synaptic, Os comandos são bem diferentes dos do Debian.
não é difícil, mas é um pouco menos fácil que o Debian.
a Filosofia dele é diferente da do Debian, a idéia é usar sempre pacotes novos e sempre atualizáveis sem re-instalar, não prima pela estabilidade, mas sim pela novidade e até pela instabilidade se vc quiser.
Numa analogia simples, Debian é usar seu celular estável e depois trocar seu celular. Sabayon é transformar seu celular velho num celular novo.
Resumindo, conheça o Sabayon antes pelo Boot direto dolive DVD dele, antes de trocar seu Debian. Assim não perde o Debian se não gostar do sabayon.
A minha satisfação é porque Sabayon é minha distro favorita, faz seis anos que eu uso Sabayon, ele é um linux bonito e diferente. de fato sou colaborador do sabayon, sou testador Beta do Entropy e um dos tradutores do Sabayon para pt-BR.
quanto a ajuda, faz parte. Usamos software livre e gratuito, o minimo que podemos fazer é ajudar as pessoas que estão começando. Também me ajudaram aqui quando comecei.