paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 31/05/2021 - 00:22h
Eu concordo parcialmente com o SamL. Quando paro para escrever alguma coisa no VoL, o que geralmente acontece por meio de respostas no fórum a comunidades de programação, geralmente não vejo muito o tempo passar.
Mas talvez isso seja por um defeito meu. Perfeccionismo é uma coisa muito diferente de verdadeira excelência. Muitas vezes me pergunto — normalmente só depois do fato consumado — se realmente vale a pena passar dezenas de minutos (e, às vezes, várias horas) elaborando uma resposta que quase ninguém vai ver ou, não raro, vê e não compreende, ou simplesmente despreza.
O próprio fato de levar muito tempo para escrever minhas mensagens indica que eu tenho esse conhecimento todo que eu desejo passar aos programadores novatos. Frequentemente tenho que pesquisar por conta própria antes de poder responder qualquer coisa sobre um determinado tema. Acho que isso faz parte do
flow a que o SamL se referiu, e é até positivo, por um lado, já que eu mesmo acabo aprendendo — ainda que a pessoa a quem eu respondi ou os demais membros na comunidade não aproveitem minhas respostas, pelo menos eu ampliei um pouquinho meu próprio conhecimento.
Quanto ao aspecto “boteco”, não sei dizer muito se é o que me move. Ao longo dos nove anos em que conheço e faço parte do VoL, não creio que posso dizer que criei laços reais com quem quer que seja. Tenho bastante estima por algumas pessoas aqui, tais como o próprio SamL, o EnzoFerber e outras pessoas que participam (ou participaram) da comunidade “C / C++”, que é onde eu mais atuo dentro do VoL, e respeito muito também o Fábio, que mantém o VoL há tanto tempo, mas falta um bocado por conhecer das pessoas por trás desses
usernames. Por mais que eu viva conectado por questões de trabalho com Informática — e mais ainda agora, com o trabalho remoto decorrente da pandemia — e também por lazer, é outra coisa saber a idade, reconhecer o sotaque, conhecer os rostos, descobrir gostos e aversões, saber se é de direita ou de esquerda, flamenguista ou tricolor, e outros tipos de coisas sobre as quais se fala num “boteco” (ou num lugar mais maneirinho, que é mais o meu gosto).
----
Quanto às sugestões do SamL (e outras de minha própria lavra):
• Não entendo muito a pontuação do VoL. Acho que ela poderia ser revista, porque penso que algumas coisas não fazem mais o mesmo sentido hoje que podem ter feito no passado (por exemplo:
screenshots do desktop).
• Como eu tendo a participar mais do fórum do que de qualquer outra área do
site, inclusive como moderador de algumas comunidades, acho que o fórum precisava de uma reformulação. Um ponto que me desagrada é que ainda é possível que o autor da postagem original apague todo um tópico se ele resolver apagar a primeira postagem. E se um cara qualquer levou horas elaborando uma resposta detalhada, que poderia beneficiar toda a comunidade? Azar o dele: o OP tem poder de censura sobre todo mundo que falou depois dele.
• A própria publicação de artigos poderia ser mais ágil e automatizada e, ao mesmo tempo, dar mais um pouquinho de controle para o autor sobre o resultado final publicado. Não que não tivesse de haver filtros (para não virar mural de spam ou coleção de baboseiras), mas facilitar um pouco a publicação e até mesmo a revisão e manutenção de conteúdo poderia ajudar a produzir mais material.
... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)