Gerando vários arquivos com PHP usando MPDF
Script que usa os dados de um ARRAY para gerar vários arquivos PDF ao mesmo tempo.
Por: Cláudio Souza Jr.
Gerando arquivo PDF com PHP usando mPDF
A classe mPDF é muito extensa e bem versátil. É possível criar PDF de várias maneiras, mas nesse script abordei um método que transforma o buffer de saída do PHP em PDF usando um arquivo HTML gravado no servidor. Não sei se isso é usual, mas aqui pra mim foi muito prático, pois eu não precisei ficar configurando o PDF linha por linha. São 3 scripts, na verdade (index.php, gerador.php e style.css), cujos códigos seguem anexados.
Por: Cláudio Souza Jr.
Geração de códigos captcha em formulários HTML com PHP e PostgreSQL
Requerimentos: - PostgreSQL 9.2 - Apache 2 - PHP 5 (5.4.35) - NTP (facultativo) - Extensões PHP: php5-gd e php5-pgsql - A opção global "date.timezone" do "php.ini" foi configurada - O navegador tem que suportar JavaScript. Segue anexada a classe e os códigos dos demais arquivos. Obs.: o path aqui no meu servidor é: "http://localhost/testes/php/classes_php/captcha_simples". Ao mudar isso, atente para o modo "3" do método "CriaCaptcha", em "classe.php". Críticas construtivas, sugestões e análises são bem-vindas.
Por: Cláudio Souza Jr.
Debian - inicializando VMs (VirtualBox) no boot
Primeiro cumpre esclarecer que o foco está no VirtualBox, instalado em uma distribuição Debian 7.6.0 (32 bits), mas isso deve ser possível com qualquer outro virtualizador e/ou versão Linux, desde que feitas as devidas adaptações. O procedimento é muito simples. Criamos um script que usa configurações estáticas. Logicamente, este programa requer VirtualBox instalado e funcionando, com o aplicativo vboxmanage devidamente configurado. O apt-get resolve isso na maioria dos casos em distribuições Debian (ou baseadas em Debian). Também requer máquinas virtuais criadas e previamente configuradas. Lembre-se de que o usuário que cria as VMS é o único que poderá controlá-las. Aqui no site tem muita dica boa sobre criação e administração de VMS (inclusive na linha de comando), e na internet tem mais uma pá de coisas muito boas (inclusive em inglês), portanto, não mencionarei esses procedimentos aqui. Pouco provável o contrário, mas os programas "su" e "update-rc.d" também devem estar instalados. O interpretador de comandos que eu usei foi o bash. Considerações: 1. Como usuário root do sistema, grave o arquivo/script no diretório /usr/local/bin"; 2. Com o arquivo/script gravado, dê permissão de execução a ele com o comando: # chmod +x /usr/local/bin/nome_do_script 3. Crie um link simbólico desse arquivo para o diretório "/etc/init.d": # ln -s /usr/local/bin/nome_do_script /etc/init.d 4. Atualize a lista de programas iniciados no boot com o comando: # update-rc.d nome_do_script defaults Para ser mais prático, e considerando que a intenção é rodar esses comandos no boot/desligamento, você também poderia gravar/criar o arquivo/script em "/etc/init.d". Eu preferi fazer um link simbólico. Usar o usuário root para gravação do arquivo/script é uma atitude não obrigatória, fica a seu critério (logicamente, há implicações decorrentes). Dependendo das configurações das VMS ou/e da capacidade de processamento/carga do seu servidor, isso pode atrasar um pouco a inicialização ou desligamento da máquina. Perceba que todas as VMS têm o mesmo dono.
Por: Cláudio Souza Jr.
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Criando uma VPC na AWS via CLI
Multifuncional HP imprime mas não digitaliza
Dica básica para escrever um Artigo.
Como Exibir Imagens Aleatórias no Neofetch para Personalizar seu Terminal
Pegar a ultima ocorrencia viva (0)
O que você está ouvindo agora? [2] (167)
Sony Vaio placa Intel Centrono[condor Peak] rede wifi inidisponível (0)