Blender é um poderoso software de criação e modelagem em três dimensões. É uma ótima ferramenta para os apaixonados por games e filmes de realidade virtual. Neste artigo iniciamos uma série que formará um curso básico do programa. Aprenda e divirta-se!
Vamos começar a diversão? Está na hora de criar alguns objetos. Primeiro, observe a região 3D e note a figura abaixo:
Ele é um cursor. Você pode ter um pouco de dificuldade no início, pois como o ambiente é tridimensional, nem sempre o cursor estará exatamente no local que você imagina. Mas treine um pouco, clicando e mudando de visualização (use o teclado numérico), e em pouco tempo estará com grande facilidade.
Que tal criar uma cópia do cubo que aparece está vendo na cena inicial do Blender? Selecione o cubo clicando sobre ele com MD. O cubo passará a ter contornos lilás - isto indica que o objeto está selecionado. Agora acesse o menu 'flutuante' do Blender: clique SP e aparecerá um menu exatamente no local onde está o mouse escolha a opção Edit - Duplicate. Mova o mouse para o lado e a duplicata surgirá. Onde você clicar será a posição da duplicata. Pronto!!! Sua primeira criação no Blender. Para 'des-selecionar', basta clicar a tecla A, e todos os objetos da cena perdem a seleção.
Clique com MD na duplicata que você criou. Tecle x. O Blender perguntará se você deseja apagar o objeto. Tecle ENTER.
Novamente acesse o menu flutuante clicando SP. Observe a opção Add. Escolha UVsphere. Confirme os passos seguintes. Está aí! Uma esfera, que você pode mudar a aparência como quiser. Siga os mesmos passos, apenas mudando os parâmetros quando questionado. Para uma melhor visão, rotacione o ângulo de visão, usando as teclas que você já aprendeu.
[6] Comentário enviado por juliaojunior em 07/12/2006 - 19:27h
foi forma de falar. podemos fazer 'filmes' usando o Blender. criamos a animação, incluindo os movimentos da câmera, e depois fazemos as edições necessárias.
[8] Comentário enviado por tenchi em 08/12/2006 - 16:44h
Eu não entendo direito disso, mas alguns scripts de aninações do blender são escritos em python. Vai ver essa linhuagem também seja usada na criação de games.
Ou quem sabe, a linguagem cássica dos desenvolvedores de games, o C.
rsrss
[9] Comentário enviado por juliaojunior em 09/12/2006 - 11:52h
python é uma linguagem fácil de aprender, muito usada no universo open soft. possui ferramentas disponíveis tanto em Java como em C. quem se interessar, vai gostar :)
[12] Comentário enviado por felipesntsassis em 21/05/2008 - 08:12h
Criei meu Software de TCC usando o Blender integrado ao PHP e Flash. Depois que aprendi a usá-lo acho muito mais simples de trabalhar em relação ao seu rival proprietário 3Ds Max que também, na minha opinião é uma excelente ferramenta. Existe alguns fórums de discução sobre Blender no Brasil, mas o que recomendo é o http://www.blender.com.br/ .
Dos nacionais é o melhor que encontrei.