Esse artigo é direcionado aos iniciantes em Kurumin 6 que possuem um esquema de rede semelhante à do local onde eu trabalho (Internet --> Servidor --> 10 máquinas). É meu primeiro artigo, espero que toda comunidade e principalmente os iniciantes em Kurumin 6 apreciem. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas!
Quando você está iniciando o aprendizado com um sistema operacional totalmente novo, como o Kurumin 6 e migrando todo o sistema antigo para software livre, você realmente fica meio perdido, no meu caso porque estava acostumado com a "mesmice".
Após formatar todas as máquinas e instalar a distribuição Kurumin 6 no servidor e nas estações de trabalho, resolvi mostrar aqui o esquema de minha rede, para ajudar os iniciantes na configuração.
Por padrão o Kurumin 6 já detecta as placas de rede (eth) do computador, não sendo preciso nenhum tipo de instalação de driver.
Lembrando aos senhores que estou utilizando IP estático e os IP's de configuração da minha rede.
[1] Comentário enviado por guesser em 01/10/2006 - 19:15h
Olá amigo!!!
Muito bom seu artigo, apenas tenho uma dúvida. Eu tenho uma rede da mesma forma que a sua só que com uma pequena diferença. Eu uso um IP fixo de internet da Brasiltelecom, não é uma ADSL. Gostaria de saber se as configurações são as mesmas, mudando apenas o IP que recebe o sinal de internet, porque tenho tentado mudar para o Linux e estou esbarrando nisto, faço todas as configurações das placas de redes e não consigo autenticar para sair para internet. Fico grato se puder me ajudar.
[2] Comentário enviado por fabri em 03/10/2006 - 17:19h
Olá amigo!!!
Muito bom seu artigo, apenas tenho uma dúvida. Eu tenho uma rede com tres maquinas, recebo o sinal ADSL da Virtua(Net), só que ao ativar a segunda placa de rede o sinal é interrompido, mesmo após ter feito tudo como explicado no seu excelente artigo. Ficaria muito grato se puder me ajudar solucionar este problema.
[5] Comentário enviado por gregcarleto em 18/10/2006 - 12:20h
Oi fabri, blz?
Bom tente verificar os números ip's, e ver se não há nenhum número ip igual, para não haver conflito.
é o que tenho em mente
Forte abraço!
[8] Comentário enviado por tatuzada em 18/12/2007 - 14:32h
Olá amigo, no local onde trabalho foi instalado um servidor Linux Fedora. Estão ligadas nele até o momento 9 maquinas por rede sem fio e 1 por rede com fio, esse número irá aumentar, foi trocado o processador do servidor e após isso é necessário ativar a rede sempre sendo que anteriormente isso era feito automatico, o problema é que é necessário ativar a rede praticamente de hora em hora e isso atrasa muito o trabalho porque os programas travam e é necessário fecha-los e tudo oq não foi salvo é perdido, porém a internet continua funcionado em todas as maquinas e no micro que está ligado na rede com fio não sofre nenhuma interferência e continua trabalhando normalmente sem a necessidade de ativar a rede. Gostaria de saber se poderia me ajudar com esse problema?
[9] Comentário enviado por liniker em 21/07/2009 - 10:17h
Cara a lógica da minha rede é a mesma
mas estou entrando em parafuso
pois os nomes me confundem
mas confirme meu pensamento
estou com a rede funcionando com o modem com ip fixo 192.168.0.1
logo
meu servidor com a placa eth0(que é a onboard, creio eu, pela minha lógica)
utilizará o ip 192.168.0.2
e a placa que está ligada ao hub
utilizará o ip 192.168.0.3
é isso mesmo? me corrija se estiver errado meu pensamento
Obrigado!
[10] Comentário enviado por dontuba em 17/03/2010 - 17:56h
Show de bola meu amigo, gostei da maneira apresentada e do linguajar utilizado no artigo. Tambem sou iniciante em linux é acho muito importante a questão da interação com o OS. A grande maioria dos usuarios de Windows ficam bitolados aos softwares para utlização dos recursos do OS ja no linux não voce aprende de verdade coloca mão na massa e uma dica para todos que buscam informações sobre linux, tentem aprender o que acontece por detras dos panos tentem saber o porque daquela linha daquele procedimento não apenas copiar o tutorial, assim entendendo o que estão fazendo poderão evitar perdas de tempo em outros eventuais gurus.
Grande abraço a todos e viva a liberdade, Viva o linux.
[11] Comentário enviado por garcia13 em 11/01/2011 - 00:44h
Bacana meu brother!! Ficou excelente
Como faço para acessar este servidor remotamente?? Gostaria de por alguns arquivos no HD para ter acesso remoto...