Qual será hoje em dia a maior dúvida de um usuário da MS, que vamos chamar de Sistema "Janela", que utiliza seus messengers ou sites de relacionamento para um usuário que utiliza sistema livre. Atualmente o Brasil é o maior usuário de um determinado site de relacionamento (todos nós sabemos qual) e na folha de São Paulo saiu que os brasileiros acessam no mínimo vinte vezes mais este site do que o próprio email pessoal.
Desde que utilizo
Linux sempre ouvi "cansei de win##", quero partir para uma coisa melhor, mas no final do caminho se deparava com um grande problema ou, de um outro ponto de vista, um novo desafio... "Não instalou a rede", "Cadê meu ícone do messenger, ou da internet, como eu edito minhas fotos". Claro isto é totalmente normal para os novos usuários, o que não podemos deixar de esclarecer que NÃO SERÁ NADA IGUAL AO CONCORRENTE.
Queridos amigos de software livre, como o Linux.. vocês já pararam para pensar que, as vezes reclamamos que o concorrente tem 1 dvd pra instalar, e temos distros de até 2 dvd's (Debian)? Pensando ironicamente em espaço uma distro Linux (digamos que semi-completa) não ocupa menos que o dobro do concorrente. Não estou defendendo vocês sabem quem, mas temos que colocar estes parâmetros. Quem quer partir para uma novidade tem que estar disposto a enfrentar desafios.
Colocando as cartas na mesa...
Primeira pergunta: Porque o Linux é bem mais leve?
De uma forma bem direta, o Linux é mais leve porque apesar de ao ser instalado, estar com alguns pacotes fonte, grande quantidade de programas não estão em execução como no concorrente (ou também algumas distros). Por exemplo: Em algumas distros como para servidores, vem TODOS desativados, e em casos como o Mandriva, na instalação pede se você quer "startar" aquele serviço automaticamente na inicialização, e alguns temos que colocar a mão. A média de serviços correntes no sistema concorrente é de 50 a 100 serviços disparados por algum motivo, seja hardware novo, seja nova conexão ou outros casos. No Ubuntu, quanto colocamos um pendrive ele já aparece o ícone no Desktop igualzinho ao ..... .
Outro ponto bem importante é o sistema de arquivos e o processamento preemptivo, mas deixemos esta parte para outro artigo...
RESPOSTA: Inicie você mesmo o que precisa!
Contra pergunta: O que seria necessário para deixar "semelhante" ao concorrente?
Façamos a seguinte suposição: Se dentro de um Linux, de um kernel, de um instalador, tivesse suporte a hardware igual a concorrente, imagine a quantidade de cds e mais cds que teríamos. Com certeza o fabricante da placa mãe e dos periféricos também teriam que enviar a seus clientes um CD "janela" e outro com o CD "Livre". Tirem suas próprias conclusões amigos.
Segunda pergunta: Só quero acessar internet, o site de relacionamento e o mensageiro. Qual utilizar?
Esta é muito fácil. QUALQUER UMA, qualquer Linux faz isso hoje, é o mínimo que os usuários, digamos, mais simples desejam. Mas levando uma questão que meus amigos técnicos em informática vão me auxiliar. Quando vamos em clientes, o que eles querem, só as três coisas acima? Na realidade não, eles querem muito mais, mas não sabem como dizer muitas vezes. No mínimo eles precisam de:
SOM, VÍDEO, MODEM, IMPRESSORA, WEBCAM, GRAVADOR CD/DVD, REDE, PACOTE DE ESCRITÓRIO (COMPATÍVEL COMO "JANELA")... e uma outra coisa chamada DESKTOP AMIGÁVEL E INTUITIVO.
Hoje temos muitos gerenciadores de janelas até mesmo baseados no concorrente, mas infelizmente aquele DESKTOP ALEGRIA está gravado na mente de muitos usuários, mas isto vai mudar!
Resposta: Não tente fazer o Linux se adequar a você, adeque-se você primeiro a ele.
Terceira pergunta: Se Linux fosse igual ao concorrente, vocês acham que existiriam tantos sites que falem de Linux, e tão poucos que falem de "janelas"?
Viver a liberdade é viver o desafio. Quem usa Linux ou se APAIXONA ou NUNCA MAIS UTILIZA, mas na maioria dos casos vira um caso eterno.
Comparação:
Janelas... "Compartilhe a Internet pelo ....... (não funciona uma semana eu garanto)"
Linux... "Compartilhe a Internet com Squid, iptables, Ipchains, firewall, controle de acesso"
Quantos tutoriais vocês encontram para tais configurações, um precisa de um jeito, restrito, o outro não, liberado. Um quer firewall, o outro não precisa, um quer servidor webmail, o outro cliente quer tudo numa maquina só... Isto é possível SIM.
Finalizando:
Não desejemos ser iguais, seremos diferentes, pois é nela que nos espelhamos para crescer. Temos muitas coisas nas mãos, de uma maneira livre, o que não temos ou não sabemos ou tem alguém desenvolvendo, é nisto que mantém o software livre, a esperança que, quando precisarmos ele estará lá.
FireDelphi