Este artigo veio da necessidade de criar um servidor de arquivos Samba que tivesse a possibilidade de utilizar a base de dados de usuários e grupos do Active Directory do Microsoft Windows Server 2003 R2 - SP2, para podermos usar esta BD para controlarmos o acesso aos arquivos servidos no Samba, fazendo com que este servidor GNU/Linux (Samba) se comporte como se fosse um Member Server.
Espero não ter esquecido de mencionar algo crucial para o artigo, mas se fiz isto, espero contar com o pessoal para que informem para podermos solucionar possíveis inconvenientes.
Uma última informação referente à parte de implementação do artigo: se for necessário mudar permissões de arquivos ou pastas, você poderá fazê-lo usando a linha de comando no GNU/Linux ou por alguma máquina Windows 2000 ou posterior que seja membro do domínio. Mas lembre-se de respeitar o antigo e restrito padrão de permissões UNIX, digo isto pois não é possível, por exemplo, especificar mais do que um grupo para um arquivo ou pasta, que acredito que isto possa ser solucionado implantando ACL no GNU/Linux, que não é o foco deste artigo, mas pode ser o de um futuro.
Não acredito que um ambiente de rede só com GNU/Linux ou só com produtos Microsoft seja melhor ou pior, acredito que uma rede heterogênea seja a melhor solução para a maioria das empresas, pois assim podemos desfrutar do melhor que o software livre ou proprietário pode nos oferecer. Pois cada caso é um caso.
Enjoy!
By Loammy P. Lima
LPIC-1 (exames: LPI-101 e LPI-102)
MCP (exame: 70-290)
[5] Comentário enviado por removido em 17/03/2009 - 21:35h
Eu gostei dessa reportágem e adorei essa esperiência ligada, sem isso, a delicada, mais isso é útil, e adoro usar a minha, e casa, assim a AD claro a diretórios, com preservação, assim em bom, a caminho, sem isso, a idéias, assim eu gostei disso, e a parte por parte, assim em lido e garantido a scripts, e assim a minha parte, a o Linux, lida em lido com a essa a o Windows Server, e me interessei, assim agradável. E eu pareço assim em conta, e eu me interesso em parte, e ficou legal, e a minha me é útil, e aprende, assim se liga na Pascal, fica assim em mente, mas em agradável, assim foi útil, e obrigado, serve e trato, sempre, graças.
[13] Comentário enviado por maykon.franca em 26/03/2014 - 12:28h
Help,
Verifiquei que a hora estava errada, situação normalizada,
Agora tenho esse erro ao digitar # kinit administrador@maykonfranca.infra
root@svr:/etc# kinit administrador@maykonfranca.infra
kinit: Cannot find KDC for requested realm while getting initial credentials
root@svr:/etc# klist
klist: No credentials cache found (ticket cache FILE:/tmp/krb5cc_0)
root@svr:/etc#
192.168.56.110 svr.maykonfranca.infra svr // Ubuntu
192.168.56.103 svrdom.maykonfranca.infra svrdom //endereço do servidor DC - Windows server 2008
root@svr:/etc# kinit administrador@maykonfranca.infra
kinit: Cannot find KDC for requested realm while getting initial credentials
root@svr:/etc# klist
klist: No credentials cache found (ticket cache FILE:/tmp/krb5cc_0)
root@svr:/etc#
-----Configuraçoes realizadas------
resolv.conf ****
# Dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
# DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND -- YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN
nameserver 192.168.56.103 // endereço do servidor DC - Windows server 2008
search maykonfranca.infra