Google AdSense: Técnicas de otimização dos anúncios

O Google AdSense é o plano de afiliados mais utilizado no mundo. Ele paga em dólar por clique recebido e esse é um dos fatores que torna seu potencial de renda muito alto, principalmente em sites muito visitados. Nesse artigo trataremos de técnicas de otimização dos anúncios para tornar o potencial de renda do AdSense ainda maior.

[ Hits: 25.175 ]

Por: Lucas Francisco da Matta Vegi em 17/10/2008


Formato dos anúncios



Quanto mais largos forem os formatos dos anúncios, maior é a tendência de sucesso do mesmo, pois eles fornecem maior espaço para os anunciantes, conseguem apresentar uma maior quantidade de anúncios em um único bloco, apresentam anúncios mais fáceis de ler e como consequências, atraem uma maior quantidade de anunciantes de qualidade.

Os formatos de anúncios mais largos possuem os maiores inventários de mídias, ou seja, possuem mais anúncios de texto, imagem e vídeo, além dos maiores anunciantes do AdSense e que geralmente pagam mais por clique utilizarem eles para suas campanhas.

Os 3 formatos de maior sucesso segundo o Google, são o retângulo médio (300x250), o retângulo grande (336x280) e o arranha-céu largo (160x600).

Exemplo dos 3 melhores formatos:
Linux: Google AdSense: 3 melhores formatos
Sempre que possível, tente utilizar esses formatos de anúncios em seus sites, pois o leilão dos anunciantes será mais concorrido e consequentemente as chances de aparecerem anúncios com maiores CPCs e eCPMs no seu site são melhores, e assim você ganhará mais. Mas como eu disse anteriormente, é muito melhor utilizar um formato de anúncio que não seja tão bom, mas em uma posição correta, do que um bom formato em uma posição errada, portanto use o bom senso.

O que é CPC e eCPM?

CPC é uma unidade de medida que o Google mantém sigilo, é a medida de quanto cada anunciante está pagando por clique no seu site.

eCPM é uma medida que o Google deixa visível nos relatórios, ela indica o potencial de renda de cada anunciante a cada 1000 impressões de anúncios.

O leilão de anunciantes corre em tempo real, portanto a cada visualização do seu site, estarão aparecendo os anunciantes que no momento estão com as maiores médias de CPC e eCPM e querem anunciar no seu site. A prioridade de aparecer nas partes mais altas do site é dos anunciantes que tem as maiores médias.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Principais técnicas de otimização dos anúncios
   2. Posicionamento dos anúncios
   3. Formato dos anúncios
   4. Aumento do inventário de anunciantes
   5. Utilização de critérios
Outros artigos deste autor

A Evolução dos Sistemas Operacionais

Leitura recomendada

Acessibilidade na Web

Instalando plugin do Java no Firefox 0.8

Instalando o Java Plug-in no Mozilla

Proteja seu website ou página html com encriptaçâo

Instalação e configuração do LMS Moodle no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 17/10/2008 - 12:23h

Olá Lucas, finalmente voltou a escrever um artigo pro VOL! Belas dicas, tá ficando bom nisso heim.

Um abraço.

[2] Comentário enviado por andrade.ti em 17/10/2008 - 12:57h

Ótimas dicas! Para quem não conhece o Google Adsense este é um excelente manual. Outra coisa, eu considero um bom conteúdo do site/blog essencial para obter sucesso com o programa, pois será este conteúdo que fará a fidelização dos usuários, e consequentemente, as visitas e permanencias rotineiras.

Parabéns!


[3] Comentário enviado por assuero em 17/10/2008 - 13:40h

Ficou muito bom o artigo, é um ótimo ponto de partida para quem está querendo arrecadar uma renda com seu próprio site.
Parabéns.

[4] Comentário enviado por eduardo em 17/10/2008 - 14:01h

Eu realmente acho que nunca vou entender direito isso.
Porque, ou ninguém acessa, ou ninguém clica nos anúncios. Um dos dois, porque ganho uns 5 centavos por mê hjehehehehehehe


Eu não entendo nada.


Muito bom o seu artigo cara, parabéns.

Abraços

[5] Comentário enviado por andrelimatt em 17/10/2008 - 15:43h

thedrummer

Ja pensou em fazer SEO para o seu site melhor no ranqueamento dos buscadores e aumentar o numero de visitas???

Parabens pelo artigo Lucas.

[6] Comentário enviado por fabio em 17/10/2008 - 15:46h

Olá Eduardo,

Qual sua taxa de cliques AdSense? Se ajudar, a média do VOL é de 0,65%, ou seja, pouco mais de 1 clique a cada 200 anúncios exibidos. Se a sua for próximo disso, saiba que é por aí mesmo. O foco do usuário é o conteúdo do site, então pra chegar a receber uns trocados, você tem de ter um bom volume de tráfego mensal de visitas.

Um abraço.

[7] Comentário enviado por eduardo em 17/10/2008 - 16:10h

@Fábio:
Pois é, então eu estou no lucro. Minha média é 1,66%. Mas desde que comecei com o AdSense, já acumulei 0,45 centavos. Apesar que no 1º dia, eu ganhei 0,30 centavos de uma vez só, porque eu fui "testar" e cliquei no anúncio, e contou como clique válido. Naquele dia a taxa foi de 8,16%.
Então se excluir esse dia, minha média cai 1,35%. Continua boa. Realmente, não tenho muitos acessos. Mas imaginei que seriam mais pessoas que clicassem. Eu uso nem tanto pelo dinheiro, porque ai levaria mais a sério. Uso mais porque eu gosto de estatísticas e gráficos. O Analytics então, é um parque de diversões para mim hehehehehe


Abraços

[8] Comentário enviado por removido em 17/10/2008 - 19:35h

Ainda não estou escrito no Google Adsense, tenho um sitezinho de caca, que custuma ter cerca de 150 visitas dia (segundo o Analytics).
Já recebi duas propostas por mail da Google para anunciar o meu site (Google Adwords) eles estavam dando (dando mesmo) 100€uros, sem compromisso, para anunciar o meu conteudo em outros sites. So que exigia que eu fosse maior de idade, e pior ainda ser Empresa, não podia ser particular.

Bem continuando quanto acham que eu teria de retorno do meu sitezinho, com cerca de 150 vistias diárias?

PS: Seu artigo está muito bom, resumiu bem as dicas do Google no uso do Adsence, no entanto esqueceu de dizer mais uma coisinha.
Incentivar os visitantes a clicar nos anuncios, seja dizendo "Sponsors, Contruinbuidores, ..." ou com setinhas para as publicidades, isso leva a que voce fique sem conta no Adsence, e sem o $ que fez e ainda está em credito na conta.

Vá postando mais algo sobre o Adsence, dá sempre muito jeito aqui a muita gente livre que aqui mora :P

[9] Comentário enviado por lucasvegi em 17/10/2008 - 19:57h

Olá KGTM, você fez uma observação muito correta. Qualquer incentivo aos cliques é totalmente proibido pela Google por contrato, mas além dessa questão, supondo que a google ainda não tenha visto que o beneficiário está fazendo esse tipo de prática no site (as vezes demora um pouco para eles enviarem um email de advertência), os usuários não gostam de ser forçados a esse tipo de coisa e podem não mais retornar ao site do beneficiário por conta disso, o que também é muito ruim.

Outro fator interessante que esqueci de citar é a questão dos cliques nos próprios anúncios. Se o Google detectar que o beneficiário está clicando muitas vezes nos próprios anúncios a partir do seu computador(uma vez ou outra acaba passando despercebido), o google envia um email ameaçando o cancelamento da conta caso continue acontecendo tal situação e isso também acontece se qualquer pessoa estiver clicando de forma exagerada em um site num curto espaço de tempo, pois o google considera tais ações como navegação anormal.

Mas em ambos os casos, cliques nos próprios anúncios e incentivo aos cliques, o google não cancela a conta sem aviso prévio, o beneficiário sempre terá uma primeira chance de não persistir no erro, porém se a conta for cancelada, realmente o beneficiário perderá todo o montante que já conseguiu.

Em relação ao seu site amigo, o que posso lhe dar como ponto de referencia é meu blog, que por enquanto tem uma taxa média de 30 vistas diárias e gera por volta de U$25,00 à U$30,00 por mês.

Um abração

[10] Comentário enviado por andrelimatt em 20/10/2008 - 16:49h

Lucas,
Tenho algumas duvida, sera que você pode me ajudar?? Tenho algumas ideias de sites para fazer mas ando sem tempo e ainda não saiu do papel por isso, mas nas ferias pretendo fazer.

1- Quanto o google esta pagando por clique???
2- Como é a forma de pagamento??Posso receber em qualquer banco aqui do Brasil??
3 - Quanto o governo brasileiro tira de impostos em cima do pagamento do Adsense??

Flw Brother

[11] Comentário enviado por andrelimatt em 20/10/2008 - 16:49h

Lucas,
Tenho algumas duvida, sera que você pode me ajudar?? Tenho algumas ideias de sites para fazer mas ando sem tempo e ainda não saiu do papel por isso, mas nas ferias pretendo fazer.

1- Quanto o google esta pagando por clique???
2- Como é a forma de pagamento??Posso receber em qualquer banco aqui do Brasil??
3 - Quanto o governo brasileiro tira de impostos em cima do pagamento do Adsense??

Flw Brother
Abraço

[12] Comentário enviado por lucasvegi em 20/10/2008 - 17:46h

Olá André beleza?

Vou tentar esclarecer suas dúvidas, se permanecer algum resquício pode perguntar de novo. Então vamos por parte:

1- Não existe um valor fixo que o Google paga por clique(CPC). Como eu disse no artigo, os blocos do seu site onde aparecem os anúncios vão para uma espécie de leilão e lá todos os anunciantes interessados em apresentar anúncios no seu site concorrem e pagam determinado valor para aparecer em seu site. Dessa parcela uma parte vai para a Google e outra vai pra você, mas não tem um valor fixo. Isso é muito legal, pois quanto mais famoso, com conteúdo de qualidade e mais visitas for ficando seu site, a tendência são os anunciantes também pagarem mais por clique, seu leilão fica cada vez mais concorrido. Por experiência própria, posso te dizer que já aconteceu de receber clique de 1 dólar no meu blog, como também valores bem inferiores, mas isso vai depender de site pra site mesmo.

2- A forma de pagamento é por transferência SWIFT internacional. Ela cai direto em sua conta bancária, após você passar por uma série de burocracias para comprovação da origem do dinheiro. E você pode recebr por qualquer banco aqui do Brasil sim. No meu caso trabalho com banco do brasil.

3- Quanto aos impostos, isso varia de banco pra banco. Como trabalho com banco do brasil só saberei lhe falar dele. No BB a gente paga uma taxa de 30 reais a cada pagamento, porém como recebemos em dólar e ele está só aumentando..isso acaba nem fazendo tanta diferença. Outros bancos essa taxa deve ser diferente, mas não sei lhe informar.

Caso quiser um material ainda mais detalhado sobre o AdSense, entra no meu blog e baixa a apostila que eu formulei sobre isso e outras temas a respeito. No meu perfil tem o link do blog. Porém futuramente estarei escrevendo novas coisas a respeito desse tema.
Um abração

[13] Comentário enviado por andrelimatt em 21/10/2008 - 09:29h

Blz Lucas,

Tirou todas as minhas duvidas, não conhecia bem esse lado da rede de conteudo, trabalho em uma empresa de SEM e SEO, mas a gente aqui só faz anuncios do google e yahoo e como sou programador e SEO a galera do MKT é que trabalha com os anuncios e eles não costumam dar muitas dicas de como ganhar com adsense.
Caso precise de algumas dicas de SEO é só falar brother.
Parabens pelo blog.
Abraço

[14] Comentário enviado por leoberbert em 22/10/2008 - 17:15h

Uma dica Lucas... Procure agora escrever sobre o UOL.. Não sei se é de seu conhecimento mas ele também fez o mesmo sistemas de anúncios do google.
Fica ai uma dica de artigo.

Ps: Ta lembrado de mim? hehehe Tava com Fabio no ENIC :P

Abraço!!!!

[15] Comentário enviado por lucasvegi em 23/10/2008 - 01:12h

To lembrado de você sim leo.=D
O plano de afiliados da uol se assemelha com o adsense bastante, mas seu pior defeito em relação a ele é o fato dele não fazer contextualização automática, ai a chance de aparecer anúncios de coisas que não tem muito a ver com o que o leitor está lendo são grandes e assim as possibilidades de cliques diminuem, mas muitas pessoas trabalham com o UOL Afiliados sim. Ele também paga por comparação de preços no shopping uol, por assinatura do uol banda larga, por adesão no uol namoro...é um plano bem versátil.
Essas técnicas que eu falei no artigo embora tenham sido com enfoque no adsense, são bem genéricas e podem ser usadas trabalhando com qualquer plano de afiliados.
Abração


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts