O sidux é uma versão adaptada e "suportada" do Debian Sid para desktops. A equipe de desenvolvimento desenvolveu scripts e instrumentos para configurar a maioria do que precisamos. É uma distribuição simplesmente fantástica. Neste artigo veremos sua instalação, surpreendentemente simples.
Quando você clicar novamente em Avançar, verá a tela abaixo.
Indique um nome para a máquina. Aqui temos "siduxbox", mas escolha a que desejar. Se você estiver utilizando em seu desktop pessoal, não fará muita diferença. Clique em Avançar.
E, finalmente, chegamos ao último passo! Verifique se fez todas as opções corretamente. Se quiser conferir algo, clique em Voltar. Note que a partição onde o sistema será instalado é mostrado em vermelho. Em nosso exemplo, a partição será /dev/sda6.
Se tudo estiver correto, clique em Guardar Configuração & Seguinte.
Um último momento para reflexão... clicando em "Begin Instalation" a instalação será iniciada.
Se tudo correr bem, a instalação será concluída com sucesso e você verá a tela informando que tudo foi bem sucedido.
Veja na figura que todo o processo de instalação durou incríveis 8 minutos e 58 segundos! Claro, um pouco de prática ajuda, mas continua sendo impressionante!
Muito provavelmente você terá grandes e incríveis surpresas usando o sidux. É um sistema com a "marca" Debian, porém com os últimos pacotes disponíveis. Agora é só aproveitar!
[2] Comentário enviado por pinduvoz em 05/08/2009 - 07:00h
Ainda não vi Debian pesado... nem mesmo o Ubuntu, pois para deixar o Ubuntu leve basta desabilitar uma montanha de serviços e programas iniciados com o sistema.
E o Sidux é mesmo uma distro muito bem feita, sobretudo porque tem por trás dela um belo time de desenvolvedores. Os caras são tão bons que conseguem "domar" o Sid.
[8] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 05/08/2009 - 15:03h
Não estou seguro se a versão que você baixou já veio com o KDE 4.3, pois até pelo menos ontem vinha o kde 4.2.4
Ainda não atualizei o meu para o 4.3, porém já soube que está disponível no caso de fazer uma DU (Distro Upgrade).
O "super-utilizador" ainda é resquício de alguma tradução anterior para o Portugues de Portugal que passou batida na conversão ao Portugues do Brasil. Sem dúvida fica muito estranho!!
Muito bom seu artigo. Claro, direto e imparcial!!
Em nome do sidux.com.br receba nossos agradecimentos pela ajuda na divulgação da distro.
Sds
P.S. - Apenas uma pequena correção, o endereço correto do site do sidux brasil é: www.sidux.com.br
[9] Comentário enviado por rafranco em 05/08/2009 - 18:33h
Baixei uma versão do Sidux com o xfce e instalei em um hd com 4 partições pré-existentes. O programa reconheceu todo o hardware (meio antigo), listou todas as instalações no Grub e deixou tudo pronto para usar. Acho que para aqueles que, como eu, ainda não conhecem a fundo os Linux, as versões baseadas no Debian são mais fáceis de usar. Sugestão aos principiantes e novatos: podem instalar sem sustos. Roberto.
[14] Comentário enviado por dbahiaz em 06/08/2009 - 01:38h
willian.firmino, eu até tentei uma vez testar o kde 4 no slackware, mais foi no inicio do kde 4, nem era suportado oficialmente, e tava bem bugadim, e como tinha dado uma trabalheira danada (desinstalar o 3 que tava redondinho pra colocar o 4), acabei deixando de lado, quando sair o slackware 13 provavelmente encaro, valeu!
[15] Comentário enviado por PauloX em 06/08/2009 - 16:57h
Experimentei o sidux e realmente ele é muito rápido e bonito, passa a impressão de ser muito bem acabado. Mas tenho uma duvida: como instalr o driver da ATI, minha placa de video é uma HD 4870 e gostaria de habilitar 3d e usar o comando para alterar a rotação do fan da placa (exemplo: aticonfig --pplib-cmd "set fanspeed 0 65").
[16] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 06/08/2009 - 18:54h
PauloX,
Vou pesquisar sobre a ATI e se encontrar algo posto aqui. Se você quiser ou tiver tempo, de uma olhada no Manual do sidux que está disponível em: www.sidux.com.br">www.sidux.com.br (em portugues) ou no www.sidux.com (se preferir em Ingles ou outro idioma.)