Instalação dual boot com 2 HDs com Windows XP e Ubuntu Linux

Este artigo tem a finalidade de informar como instalar Windows XP e Ubuntu Linux em dois HDs separados e já instalados. Não é um artigo técnico nem um tutorial, apenas uma fonte de informação, visto que alguém pode ter passado pela mesma necessidade que eu.

[ Hits: 40.633 ]

Por: Fabio C Bastos em 21/11/2008 | Blog: http://khfw.wordpress.com


Primeira e segunda fases - Backup e instalação Windows XP



Primeira fase: BACKUP

Essa parte não pode ser negligenciada, lembre-se. Antes de mexer, avalie tudo que será backupeado para saber o tamanho e arranje os CDs e/ou DVDs necessários. Também pode ser usado um site externo como transfer big files ou you send it.

Segunda fase: Instalar Windows XP no HD1 (160gb)

Loguei pelo hd0 e, em gerenciamento de disco, excluí as partições do hd1. Ao reiniciar, bootei pelo CD do Windows, mas ele não enxergou o hd1 pois ele só enxerga o hd master.

Eu precisaria alterar a ordem de boot para que o primeiro fosse o cd (meu padrão) e o segundo o hd1 como master. Isso por que o hd0 ainda tinha o Grub instalado, ou seja, não haveria kernel para o Grub e nada funcionaria.

Cabe um parêntese aqui.

A idéia do multiboot é que um hd seja master e outro(s) slave. Isso é necessário para o funcionamento de ambos, se não for configurado um master nenhum funciona.

Para essa configuração é necessário jumpear os HDs, o que significa configurar um hd como master ou slave posicionando um conector plástico no jumper. Essa posição é indicada no manual e, geralmente, numa etiqueta no próprio hd.

No meu caso, não tinha o conector no hd1, portanto não poderia jumpeá-lo como master que era o que eu queria para bootar por ele e não pelo hd0 onde estava o Grub.

Solução? A boa e velha gambs: desconectei o flat cable do hd0. Uma vez que só restou um hd conectado à placa mãe, o Windows conseguiu enxergá-lo.

Outro parêntese que serve como dica: numa configuração de HDs, se um for jumpeado como master, os outros podem ficar sem o conector que serão considerados slaves.

Voltando, a idéia aqui era ter Windows XP (12gb) e Dados (145gb) em NTFS. A partição do Windows seria pequena pois só conteria softwares, nada seria arquivado ali.

Inseri CD do Windows XP e instalei no hd1 com formatação completa para evitar erros nas trilhas do hd.

Após a instalação, fiquei com Windows XP nos dois HDs. No hd1 há uma instalação limpa, só Windows, inclusive na MBR mas no hd0 ainda está o Grub do Linux (que estava em hd1).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Primeira e segunda fases - Backup e instalação Windows XP
   3. Terceira e quarta fases - Instalar Ubuntu e restaurar backup
Outros artigos deste autor

Limitando acesso ao Team Viewer com Squid e IPTables

Mais uma análise entre Windows e Linux

Windows x Linux: pontos de vista

Linux sob o ponto de vista de um iniciante

Leitura recomendada

Mamãe, quero Slack! (parte 3 - final)

Introdução ao Arch Build System

Mamãe, quero Slack! (parte 2)

Rodando o macOS com Docker, qemu, e KVM

Finalmente consegui tirar o Windows do meu computador!

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts