O artigo resume a existência e os links de várias distribuições Linux, objetivando orientar o usuário iniciante nas amplas possibilidades de escolha para sua primeira distribuição Linux.
Os Windows são todos iguais, o Linux porém tem centenas de "sabores", centenas de opções, para todos os gostos, para todo mundo!
Para muitos iniciantes, ingressantes no mundo Linux, isto facilita. Para outros, porém, pode deixá-los indecisos.
O "Linux" de uma maneira geral é simplista, é um sistema operacional, como o Windows. É um substituto do Windows, na maior parte dos casos, gratuito e livre, você pode pegar, usar e até modificá-lo, e não precisa pagar nada por ele.
Os "Linux" se constituem de um núcleo central (Kernel, Linux propriamente dito) e todos os aplicativos, telas, gráficos e programas que o acompanham (GNU).
Chamamos os "Linux" de distribuições (GNU + Kernel Linux) ou simplesmente, abreviando, "distros".
Os programas, os que você chama "softwares" (em Windows), no Linux, a gente chama de pacotes, porque geralmente vem empacotados, comprimidos em formatos instaláveis ou compiláveis.
Como vimos (página 1), os Linux podem ser muito diferentes, é como um mundo novo. Portanto, escolha alguns Linux para você testar.
Exemplo:
Se você sempre usou Windows até agora... você sabia (ou poderia dizer) que todos os "screenshots" abaixo foram tirados do mesmo computador e do mesmo Linux? Não são micros diferentes e nem distribuições diferentes:
Não parecem ser outra coisa? Totalmente diferente? O seu Linux também pode ser modificado e ficar assim!
Ainda, com o Linux, você também pode fazer coisas assim:
[2] Comentário enviado por nettask em 08/10/2009 - 20:45h
Parabéns pela didáctica usada para escrever um artigo de altíssima importância como este! Temos que mostrar a todos que informática esta muito alem de instalar uma copia pirata do Windows e sofrer com telas erros... Chega de pensar que o linux foi desenvolvido para a elite em TI... o Linux foi desenvolvido para ser livre para que todos possam usar... com certeza hoje em dia está bem mais facil que antes... na época do Linux Marumbi por exemplo... Mais uma vez parabéns é disso que precisamos...
[5] Comentário enviado por Teixeira em 09/10/2009 - 02:29h
Muito bom o artigo.
E aproveito para agradecer a alusão ao Basic Linux, que não é assim tão facil de instalar por tratar-se de uma versão que além de minimalista (cabe em dois disquetes de 1.44) foi bstante modificada para ficar pequena e leve, possibilitando a reutilização de micros MUITO antigos como 486 e os primeiros Pentium, e até 386 (nesse caso sem interface gráfica).
Dá para ter uma noção da enorme diferença do Linux para o Windows quando rodamos um video do YouTube em um simples 486 sem precisar sequer abrir a interface grafica.
A proposito, hoje fui comprar uma webcam e como sempre indago se "é compatível com Linux"(*) e escutei do vendedor a "explicação" de que deve funcionar, porque "o Linux foi feito para parecer com o windows"...rsrsrsrs
Encontrei algumas realmente boas (e bem caras) e a maioria anunciada como de 1.3 MegaPixels é na verdade de 300k que, interpolados, PODEM CHEGAR aos tais 1.3. e igualmente PODEM CHEGAR a obter um frame rate de 30 quadros.
Comprei uma de 480k que atinge MESMO os 30 quadros e custou menos de 30,00.
Pode ser até que eu escreva alguma coisa a esse respeito.
No momento, instalei em HD o Big Linux e estou gostando muito dele, mesmo porque veio com uma seleção de aplicativos muito boa, segundo o meu ponto de vista (exceto os jogos).
Quando rodo Linux, procuro sempre esforçar (estressar) o sistema para ver se dá algum pau; E até agora não consegui, o que é um bom sinal.
(*) é muito difícil encontrarmos essa definição na embalagem; geralmente diz "Windows tal, tal, tal OU SUPERIOR" (O que devemos entender, então?)
[9] Comentário enviado por iganem em 09/10/2009 - 09:04h
ubuntu é baseado no DEBIAN, eu sugiro, principalmente aos novos usuários que conheçam a RAIZ que deu origem ao sistema que estão escolhendo, para terem maiores conhecimentos a respeito da plataforma!
Eu particularmente não dou muita ousadia pra graficos bonitos, quero velocidade e robustez, confiança e desempenho, e sempre fui muito feliz com meu slackware e com debian, crus, além de poder enfeitá-los sempre!
Mas é muito bom e muito esclarecedor o artigo, nós temos que dismistificar o linux para a população, querendo ou não eu aplaudo muito essa integração digital, pois vários dos computadores já vem com o linux, e muito bem configurado, algumas coisas faltosas que poderiam ser resolvidas com um simples pacote a mais, mas encontramos isso em várias distribuiçoes baseadas em alguma coisa boa!
[11] Comentário enviado por Teixeira em 10/10/2009 - 19:59h
iescodeiro, a música do video do Ubuntu Beryl vs. Windows Vista Aero se chama "Here comes the hotstepper" que significa algo mais ou menos como "lá vem o cara que pisa fundo" e que no final das contas é uma salada de frutas de alguns sucessos pop bem antigos, tendo sido um deles inclusive regravado pelos Beatles...
Mas o fonograma, mesmo à Lavoisier, ficou muito bom, o maior sonzão!.
Agora, a música do video do Sabayon eu não conheço.
[14] Comentário enviado por juliaojunior em 12/10/2009 - 09:47h
Ótimo artigo. Os vídeos estão ótimos, embora também não dê mais a mínima para as firulas. Mas vamos combinar: para quem nunca viu, chama muito a atenção. É uma 'propaganda' e tanto.
[17] Comentário enviado por albfneto em 15/10/2009 - 09:43h
Washington...
não sei se tentou re-instalar o sistema todo, mas se ainda não fez, tente mudar as permissões de toda pasta home, sem especificar o grupo de trabalho, forçando a mudança meio na marra...:
$ sudo chown -R usuario /home/usuario
$ sudo chown -R usuario /home
Pode também fazer gráficamente, abra o nautilus com " sudo nautilus", navegue até o /home, /home/usuario e /home/.gvfs
e mude todas as permissões para escrita e leitura, não tem problema se só vc usa o micro.
[19] Comentário enviado por Evandro P. S. em 25/10/2009 - 14:48h
Professor, muito interessante seu artigo !
Confesso que nossas conversas nas aulas práticas foram o começo do interesse maior pelo sistema, agora com este e outros artigos creio que ficará mais fácil escolher por onde começar. ^^
[20] Comentário enviado por barklome em 13/09/2011 - 20:21h
Acho o Linux muiiiiitoo intuitivo. Veja meu caso: No Windows,sabia fazer um hello-world em C.
Meu primeiro linux foi o Kurumin 5.0,fui para o 7. Depois brinquei com ubuntu,evolui meus conhecimentos em linux,e parti pro dificil pra aprender mesmo. Slackware se tornou minha Distro favorita. Internet ruim me impediu de baixar os novos ISOs,procurei um parecido: Fedora. Achei ainda *facil*. Fui e baixei o Arch LInux,que me lembra muito o Slack. Hoje sou desenvolvedor de sistemas embarcados para dispositivos móveis. Graças a quem?
A essa gigante comunidade. E a esse gigante sistema.