Falaremos do player
iRiver (
Iriver IFP-790 256 MB, para sermos mais exatos). Este player possui uma característica um tanto incomum, se comparado aos outros. Geralmente, basta digitar:
# mount /dev/sda /mnt/sonzaodoze
No lugar de "sda" você pode colocar "sdb" ou a extensão que cair pra ele. O diretório /mnt/sonzaodoze deve estar previamente criado e, naturalmente, você pode escolher outro nome para o ponto de montagem. Se não formos preguiçosos, colocamos o tipo de sistema de arquivos e adicionarmos ao fstab. Ele abrirá como um pendrive comum e poderemos trabalhar contentes sem preocupações certo? Errado. =[
Nada adiantou e, pra variar, no "outro sistema" também não funcionou, nem com driver que vem junto. Aí, me perguntariam: "Mas como?!?!" É simples... ele vem com um sistema de arquivos próprio. Depois de muita pancada na cara (3 horas e meia), consegui fazer ele funcionar, com a ajuda da galera que já fez um driver livre =] (que funciona, diferentemente do "outro sistema", hehe).
A primeira coisa que nós precisamos fazer é baixar todos os pacotes que iremos utilizar.
libiriver
É esta que fará boa parte da nossa mágica acontecer.
libusb
Todo mundo provavelmente tem ela no sistema, já que é ela quem faz o sistema achar os dispositivos USB, mas, mesmo assim, caso você não a tenha, pra quem usa Slackware, tem o tgz dela no
linuxpackages.net e, nos repositórios, o .tar.gz, pra quem precisar.
Pacotes baixados, vamos começar a instalar tudo (o procedimento não muda para todos os arquivos).
Logue-se como root.
Agora, digite:
# cd /root
# tar -xvf pacoteaserinstalado.tar.gzi (ou .tar.bz2)
# cd pacoteaserinstalado
# ./configure
# make
# make install
# pronto =]!
Agora, se você quiser que todo mundo* possa usar o truque, basta seguir as instruções de um pequeno script, presente na própria página de download do primeiro arquivo.
Apenas para lembrar que esse é o básico (Keep It Simple Stupid), ou seja, modo texto mesmo.
Como você deve ter percebido, não é dificil "navegar" por esse menu, as operações são rápidas, mas NÃO retire o seu player no meio delas. E é NORMAL ele ter um "atraso" de 3 a 5 segundos por comando dado a ele. Você pode conectar ele MESMO desligado, pra poupar bateria.
Para quem quiser uma interface "bonita e gráfica" eu recomento a do KDE ou GNOME, não precisa instalar mais muita coisa, bastando seguir o README das mesmas. O procedimento da instalação de pacotes eu já expliquei, daí a dificuldade caiu muito.
Seguem os links:
- KDE: basta baixar e instalar, mas NÃO sem antes instalar os pacotes citados anteriormente. Para usar essa basta instalar, abrir o Konqueror e, na barra de pesquisa, digite: ifp:/, e aparecerão os diretórios do dispositivo;
- GNOME: http://sourceforge.net/projects/ifpgui