Sim, é isto mesmo, agora iremos aprender a literalmente "afogar" coisas na água, por exemplo: o efeito de alguém mergulhado em uma banheira (podemos ver a pessoa embaixo d'água). O software? Claro que é o GIMP.
Todos sabemos o que é e o que pode fazer, também sabemos da sua capacidade de refletir a luz e dependendo da densidade e pureza, até mesmo ser transparente possibilitando ver o que existe no "fundo".
Então como vamos fazer para que nosso trabalho ganhe um tom mais realista nas mais diversas situações que a água pode apresentar? (lembrando que o mesmo consiste em deixar algo entra a superfície e o fundo de forma visível e ou provocar mudanças em algo na superfície de modo que o reflexo que o objeto projeta na água apresente as mesmas mudanças de forma relativamente natural)
O segredo está na opacidade das camadas e na posição de aplicação das mesmas.
Aqui nós temos um exemplo bem prático de luz e reflexo na água:
Agora nós temos um exemplo de água um pouco mais "grossa" (breu, sem possibilidade de visualizar o fundo):
Um exemplo das profundezas (breu):
Com os exemplos vistos e revistos vamos ao que interessa.
Como adicionar objetos a água sem que pareça ou literalmente fique uma coisa "artificial".
[6] Comentário enviado por leoberbert em 21/06/2006 - 10:45h
Aki.. ta de parabéns o artigo.. aonde vc prova que a edição de imagens no LINUX é tão perfeita quanto qualquer programa pra windows.. adorei a estrutura e aplicação das imagens. Muito bacana msm. Ja ta nos meus favoritos.