O lado negro da Força, segundo a Microsoft o software livre quebra patentes

Caros(as), depois de ler as últimas notícias publicadas, onde a Microsoft poderá processar as empresas distribuidoras de Linux por quebra de patentes, resolvi uní-las em um só lugar para leitura de todos e assim também tecer meus comentários sobre o assunto.

[ Hits: 35.622 ]

Por: Diógenes Ramos em 30/05/2007


O que diz a Microsoft



Linux infringe propriedade intelectual da Microsoft, diz Ballmer

Acordo firmado neste mês com a Novell tem o objetivo de "dar aos acionistas o retorno da inovação" proposta pela Microsoft, diz CEO. O Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft, Steve Ballmer, declarou na quinta-feira (16/11) que acredita que o sistema operacional Linux infringe a propriedade intelectual da Microsoft.

Em uma seção de perguntas e respostas realizada após sua apresentação na conferência SQL Server (PASS), em Seattle (EUA), Ballmer disse que a companhia foi motivada a assinar um acordo com a Novell - distribuidora do SuSE Linux - porque o Linux utiliza a propriedade intelectual da empresa. Dessa forma a Microsoft queria também "atingir o retorno econômico apropriado aos acionistas pela inovação" proposta, disse o executivo.

O acordo, firmado em 2 de novembro, envolve um acerto entre a Novell e a Microsoft para aumentar a interoperabilidade de seus produtos. A Microsoft também deverá pagar 440 milhões de dólares à Novell em cupons dando direito a seus usuários a um ano de manutenção e suporte ao SuSE Linux. De outro lado, a gigante de software concordou em recomendar o software SuSE para usuários de Windows, assim como para os de Linux.

Um elemento-chave para o acordo parece ser o pagamento de 40 milhões de dólares da Novell à Microsoft. Com isso, a companhia de Bill Gates não deve processar os usuários de SuSE Linux sobre possíveis violações de patente. Também estão protegidos os indivíduos e desenvolvedores não comerciais que criaram e contribuíram com a distribuição SuSE Linux.

Ballmer não deu mais detalhes em seus comentários na quinta-feira, mas deixou claro que acredita que os demais usuários de Linux estão se aproveitando da inovação da Microsoft. O executivo enfatizou ainda que alguém - distribuidores de Linux ou usuários - poderão pagar por isso.

"Apenas aqueles que utilizam SuSE pagaram apropriadamente pela propriedade intelectual da Microsoft", disse. "Estamos dispostos a firmar um acordo com a Red Hat e outros distribuidores Linux", complementou.

Para Pamela Jones, editora do blog Groklwaw.net, que aborda questões legais na comunidade open-source, a reação de Ballmer é uma tática para gerar medo, incerteza e dúvidas sobre os produtos abertos.

Representantes da Red Hat se recusaram a acreditar nos comentários de Ballmer. "Não acreditamos que exista uma necessidade para esse tipo de relação definida no anúncio da Microsoft com a Novell", disse Mark Webbink, conselheiro da empresa. A Red Hat classificou a ameaça da Microsoft como um "imposto sobre a inovação", e afirmou que pode proteger seus usuários contra alegações de patente.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que diz a Microsoft
   2. Não contente com o 1° comentário
   3. O que o Linus acha disso
   4. Linus Torvalds diz que falar sobre patentes é fácil, mas cadê a lista das violações?
   5. Mas porque a Microsoft está fazendo isso
   6. O que a Comunidade Linux esta fazendo?
   7. Conclusão: será?
Outros artigos deste autor

Relatórios Personalizados no OcoMon

Guia completo do Ocomon módulo admin no Linux (exclusivo VOL)

Guia completo do Ocomon no Linux - Módulo cliente, abertura de ocorrência (exclusivo VOL)

O que é e como configurar rede AD HOC no Ubuntu

Configuração de rede no AIX IBM

Leitura recomendada

Como tornar o Linux mais comercial em pequenas e médias empresas

Desenvolvimento de aplicações web

Diferentes distribuições GNU/Linux e diferentes usuários

UEFI e Boot Seguro - Conceitos básicos

Linux prestes a ganhar novos adeptos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por scoob em 30/05/2007 - 07:39h

Falou tudo no último parágrafo...
Esse negócio de patentes já ocorreu uma vez com a SCO e virou pizza (ou píteça)...

E a propósito, sem flames...de onde vieram as abas do navegador IE7 ????????

E os desktops 3D, que começaram com a SUN???????

Por hoje é só...



[2] Comentário enviado por duraes em 30/05/2007 - 07:47h

Artigo extremamente esclarecedor!

Na minha opinião.. a M$ está se tremendo toda com o Tsunami LINUX!!!



E Viva o Linux!!!!

[3] Comentário enviado por marlovi em 30/05/2007 - 09:10h

Um, violações de patentes, um sera pq o mac os tem aqueles esquemas , que o aeros do ruindows vista tem ?
a Microfoft lança depois de 10 anos e ainda acha que esta lançando um coisa novidade!!!!!!!!!!!! ohhh
sem falar em patentes ohhhhhhhhh, uso slackare a 3,5 anos para desktop, no sera que to violando patentes???????? to com medo agora,
quero que a microsoft me processa ahhaha
FDP


nota 10 pelo artigo


[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fs...
(Funções alternativas de acordo com o tempo de pressionamento de um botão)

A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.

Nós já ganhamos a guerra.

[5] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 10:14h

Parabéns pelo Artigo.
Nada a declarar sobre a M$, acho que esta doendo nela a evolução do SL em todo mundo.
que tente me processar, que tente processar todos usuarios de software livres . . .
é pra rir mesmo.

[6] Comentário enviado por RickMura em 30/05/2007 - 10:29h

ow noes, a MS vai mi posseçãr, tenho que pençar em augo rapido, se não vol cer prosseçado. Ja cei, vol re-correr a comunidade linux, por que çou çagaiz.

É assim que os idiotas e mal informados vão pensar. Como opinião pessoal, acho que o primeiro passo é que nós adiminstradores de sistemas, servidores e infra-estrutura boicotemos a Novell, é inadimissível uma empresa deste porte firmar acordo com a Microsoft, vejo a Novell hoje correndo atrás da Microsoft, com o rabinho entre as pernas, ridículo, uma empresa como essas não deveria mesmo usar software livre, alias, eu depois desta notícia jamais iria indicar os produtos da Novell para as empresas a qual presto serviços.
Esta atitude a Microsoft é sim um ato de desespero, pois a MAC está chegando com força ao Brasil, ja podemos ver computadores a venda em lojas como FNAC, a um custo acessível a muita gente. Também estamos vendo computadores de baixo custo (ex.: Positivo com S.O Linux a R$600,00) a venda em grandes redes como Extra Supermercados.
A Microsoft está mesmo perdendo terreno, pois se consideram lider de mercado e nada fizeram para acompanhar a evolução auto-ditada de uma gama enorme de jovens adolescentes, que hoje são conceituados adminsitradores de sistemas e por uma questão de experiência e customização optam pelos GNUs da vida.
Analisem a situação, custo baixíssimo, integração em larga escala, operabilidade, cooperação de uma comunidade de milhões de pessoas, segurança, estabilidade, confiança e paixão por T.I.

[7] Comentário enviado por frajolitzz em 30/05/2007 - 10:57h

Parabéns pelo artigo meu caro ...

Isso é um ato de total desespero da m$, que a cada dia perde mais e mais usuários(clientes). Afinal de contas, se você pode ter uma ferrari e assistência de graça ... pra que pagar caro por um fusca sem roda nem porta? ;P hawehaweiaweieuAIWehAWEHI

[8] Comentário enviado por andreyam em 30/05/2007 - 13:17h

Mto bom artigo,

O Bill ta apelando pro que ele ainda pode apelar.
Deixa ele gritar ninguem quer escutar mais ele... "Cesar caiu, junto com seu império".

Abraços...

[9] Comentário enviado por mautheus em 30/05/2007 - 13:44h

a M$ esta se borrando de medo... pq o mercado está nevando, e tem muito pinguim chegando... kkk

[10] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 17:13h

e eu, apesar de ser um usuario Fiel do Kurumin (derivados Debian)
sempre deixava meu SUSE instaladinho, configuradinho, nunca tive problemas :( com ele, sempre recomendava, mas . . . . . depois dessa da NOVELL . . que descepção :(
Fazer o que . . . . é isso ae...

[11] Comentário enviado por pabloborba em 30/05/2007 - 17:20h

Eh vamos falar entao em windows 2008 server?
sem graficos tudo com um Power shell? de onde vem isso?

Bom .. vamos deixar isso de lado ... e vamos esperar atitudes mais concretas da M$

Eu uso linux ... estou livre da M$...
Eu uso software livre, pois pra mim tudo q da valor ao prof e naum a aplicação eh bem vinda ...

Bom eu uso Novell SuSe... mais estou envergonhado de pensar q o linux q eu uso fez esse acordo q inicialmente era soh um acordo de cooperacao para migração de aplicação...

Viva o Linux


[12] Comentário enviado por Josimar_slack em 30/05/2007 - 18:59h

Assim como os fariseus e os escribas tentaram encontrar uma falta em Jesus, assim também a Microsoft tenta, de forma inútel, encontrar uma falta no software livre.
Mas o software livre não pode morrer!

Avante Software livre!

[13] Comentário enviado por linus black em 30/05/2007 - 19:22h

Bom eu defendo o seguinte, se você usa linux usa o melor e mais elaborado conjunto de ferramentes que o mundo da informatíca pode
oferecer.
E se nós os usuarios e desenvolvedores não nos unir e formarmos nucleos e grupos distintos,para que nossos direitos é ideias não sejão
maculados vamos viver esquentando a cabeça com o bill e sua trupe.
Mas ainda assim não sera suficiente, temos que discutir uma linha de ação mais radical para que o cistema linux não seja deturpado por
pessoas que querem denegrir e aruinar esteprojeto maravilhoso ,que baseado noconseito da liberdade digital ,vemganhando a cada dia mais adeptos por todo mundo.
Sobre o billsinho, é melhor ele parar de roubar ideias dos outros,
des da epoca da falecida (real Aple), ele vem afanando e deturpando ideias dos outros... Lembro aqui uma entrevista de uma diretora ou auta funcionaria do grupo M$, no programa do jô que disia que ele no seu contrato de trabalho teria uma clausola que dava a ele todo credito por ideias de funcionarios era de altoria dele... Hohoho bill uma coisa eu tenho que admitir o brasil aprendeu com vc....

[14] Comentário enviado por slaidel em 01/06/2007 - 14:08h

http://digitaltippingpoint.com/wiki/index.php?title=Sue_me_first%2C_Microsoft


tah aih o link do manifesto da galera Linux ...

[15] Comentário enviado por cooperrj em 02/06/2007 - 13:30h

Esse comentário da M$ sobre quebra de patentes foi só uma forma que eles arrumarão de tentar assustar os usuários Linux...
Eles não vão tentar levar à frente, nem podem, isso vai fazer eles perderem alguns milhões de dólares de indenizações para companhias e usuários linux.
O titio bill esta é arrumando idéia de se arruinar já que não consegue crescer mais no mercado de sistema operacionais.
A M$ pode ter começando a desenvolver sistemas operacionais com interface gráfica antes do linux, mas hoje em dia, o linux está muito acima do windows, podemos ver por exemplo os efeitos dos desktops com beryl, da de 10x0 em cima dos efeitos do windows vista.

[16] Comentário enviado por daniborgs em 11/06/2007 - 11:08h

Exatamente, isso é para assustar. É o jeito que eles conduzem seu marketing.

Conheço um pessoal de São Paulo que trabalha para a MS, e sua função principal é ir nas lojas de informática e tirar das vitrines e esconder os produtos com Linux.

Como amantes de Linux, podemos fazer o mesmo, vamos às lojas de informática e vamos esconder os MS e colocar os Linux em evidência. Não veja nada errado quanto a isso!

Acho que a Software Livre Foundation deveria representar todos os usuários de software livre e processar todos aqueles que usam as ferramentas e códigos de licensa GNU e que não mantiveram a licensa como tal. Certamente a MS sentaria na graxa, pois o Win é todo com códigos e conceitos "apropriados", e a Novell, essa sim deveria uma grana pesada.

[17] Comentário enviado por acollucci em 18/06/2007 - 17:57h

e sobre o OS2 e o win95??? e a tentativa de criar um ntfs journalised????
alguem explica

[18] Comentário enviado por Teixeira em 29/08/2008 - 10:44h

A Microsoft ainda não ameaçou a Bíblia porque não sabe a quem ameaçar de processo por algum suposto plágio.
( Vai, que cola!??? )
De uma empresa que registra um nome-comum ("janelas") como marca industrial (*), que copia o próprio sistema da janelas do Lisa (Apple), que copia o DOS do CP/M e o Excel do Lotus 1-2-3, afinal, o que se pode esperar?

(*) E quem foram os idiota$-profi$$ionai$ que CONCEDERAM patente nessas condiçõe$?
Lembro que para que fosse registrada a marca "Halley" (por causa do cometa que tem o mesmo nome, e que somente aparece a cada 76 anos) foi a maior dureza...

[19] Comentário enviado por albfneto em 02/09/2008 - 23:25h

eu sempre quiz perguntar a alguem da Microsoft se, o Vista foi compilado com Visual C! e se os programadores da Microsoft usam ambientes de desenvolvimento, em Windows!

[20] Comentário enviado por vitor.jjb em 16/09/2008 - 15:58h

Sem comentarios, ate pq.. se for pra algume processar alguem seria o Linux processar a MS... pois em 2004 o linux ja fazia transparencia, troca de desktop 3d... todas essas parafernalhas que vem no vista, e nem funciona direito direito, ja funcionava no linux a mil, em 2005!!! uhuhu vide meus artigos relacionados..
entao quem robou solucoes ,foi a MS e nao o Linux.. Morte a Microsoft !!!! o epicentro do capitalismo, politicagem, e monopolio !!!!
Sem contar.. que acho que a unica coisa que a microsoft realmente desenvolvou no Windows, foi a calculdaora ,mque tem um monte de bug! uhuhu pq o resto, comprou ou roubou de empresas !! ahhahaha

[21] Comentário enviado por removido em 19/03/2010 - 10:26h

Cara, posso dizer que foi lindo este seu artigo... Parabéns. O melhor artigo informativo que já li aqui no VOL.

[22] Comentário enviado por Miojo em 09/04/2010 - 21:35h

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=/netahtml/PTO/srchnum...

Eu entendi errado ou a M$ patenteou os cliques com o rato?

[23] Comentário enviado por guidoseverus em 20/11/2011 - 19:07h

Morte a Micro$oft !!! kkkkkk

[24] Comentário enviado por Gabriel Rocha em 29/07/2013 - 14:43h


[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h:

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fne....
(Funções alternativas de acordo com o tempo de pressionamento de um botão)

A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.

Nós já ganhamos a guerra.


É isso ai. Eu particulamente acredito que nós que deveríamos processar eles, pois boa parte das idéis que tem no rwindows vem do Linux e cia. Não duvido nada que a micro$oft copie os algoritmos e source codes do Linux, dá uma fuçadinha pra ninguem notar certas semelhanças e implementa nos sisteminhas frajutos deles, ainda mais que o Linux tem código aberto e qualquer um pode vê-lo ao contrário deles que se ao menos tentar fazer engenharia reversa já é motivo pra rolar justiça.
E essa de processar, nem aqui nem em lugar nenhum vai conseguir processar ninguém, existe uma legião de usuários Linux e Unix espalhados pelo mundo e fora os governos de outros países que também usam.

Podem esquecer...

Morram de inveja,
Somos os Melhores por Natureza.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts