OpeniBoot, revolução ou mais uma tentativa? OpeniBoot é o dual boot Linux que é a promessa para amantes do iPhone e já mostra que pode ser uma alternativa. Neste artigo demonstro como o instalar em seu iPhone usando a plataforma OpenSuSE, editando alguns comandos e aproveitando os comandos originais da plataforma Ubuntu.
Coloque o seu iPhone/iPod na tela de seleção do sistema e conecte-o ao PC. Não selecione o OpeniBoot Console ainda. Agora vá até a pasta iphonelinux-demo e digite:
sudo ./oibc
Selecione o OpeniBoot Console no seu iPhone/iPod.
A seguir, digite os comandos em sequência para carregar uma nova hierarquia do sistema do Linux no seu iPhone/Ipod. Espere a confirmação de conclusão de cada comando para partir para o próximo:
[4] Comentário enviado por gesousa em 05/05/2009 - 22:31h
Hunz, a lei de propriedade intelectual não foi quebrada, pois vc está instalando outro sistema num equipamento seu, o que ocorre é a perda da garantia, pois vc infringe um ação que não é coberta pelo termos de garantia da apple, há ainda no Estados Unidos, vários processos contra a apple e AT&T contra o contrato de venda casada que é proibido por lei... Tanto que Apple não tomou nenhuma ação judicial contra o DEV-TEAM que criou o pwnage e quebrou a proteção.
Ainda mais interessantes, é que segundo pesquisas no lançamento do Iphone, o recorde de 10 milhões de iphone só foi conseguido devido ao desbloqueio, pois estimava que dos 10 milhões somente 4 milhões tinham ativado a conta no AT&T, então duvido que a apple vai apertar contra este mercado, se ainda é lucrativo a ela.
A Outra questão se diz a patente intelectual, pois o kernel em si do iphone é do darwin, que o freebsd modificado pela apple, ele se encontra sobre a lincença do Freesbd, portanto é livre para ser modificado, somente o ambiente gráfico e os binários possuem copyright, então há uma área meio nebulosa do que pode ou não pode ser feito ao SO da apple.
Caarlos0 o processo para voltar o sistema SO de volta a o original é igual no caso de pwanagem, basta mandar restaurar o sistema pelo itunes, que ele faz flash da memória com o fimerware original.
O único erro seria se o telefone trava-se como ocorreu com a atualização do firmware 3.0 beta test, onde era necessário o cadastro como desenvolvedor para terminar a instalação, o que ocorria é que não dava para entrar no modo de emergência nem mesmo depois que a bateria fosse esgotado o sistema ficava em loop tentando conectar no site da apple...
Página 2:
"Apple is opposed to the proposed Class #1 exemption because it will destroy the technological protection of Apple’s key copyrighted computer programs in the iPhone™ device itself and of copyrighted content owned by Apple that plays on the iPhone, resulting in copyright infringement, potential damage to the device and other potential harmful physical effects, adverse effects on the functioning of the device, and breach of contract."