As informações apresentadas aqui, serve tanto para o DVD quanto para os Live CDs do openSUSE. Embora nos CDs o usuário vai se deparar com telas em inglês, basta seguir as imagens e os botões indicados aqui em telas em português. Não há diferença nenhuma na forma de particionar o HD. O que muda apenas é o idioma.
Caso o HD a ser usado já esteja particionado o usuário pode esvaziar um partição e usá-la para a instalação do openSUSE. Veja como fazer isso.
Mapa do HD mostrando duas partições formatadas em Ntfs pelo Windows. (indo na opção Criar configuração da partição e depois na opção Particionamento personalizado (para usuários avançados).
Tendo o usuário retirado seus arquivos pessoais da segunda partição (em azul claro na imagem acima) e decidido por usar ela para instalar o openSUSE, proceda da seguinte maneira.
Selecione essa partição na lista abaixo, como mostra a imagem a seguir.
Em seguida, clique em Redimensionar. Como a partição é de 10 GB, vamos criar uma partição de 4 GB para o openSUSE, uma de 512MB para a swap e o restante para a /home. Indique o tamanho para a partição raiz (/) como mostra as imagens abaixo.
Mapa do HD depois do redimensionamento.
Em seguida, com a partição de 4 GB selecionada, clique em Editar. Selecione o sistema de arquivos Ext4 e o ponto de montagem raiz (/), como mostra a imagem abaixo. Clique em Concluir para finalizar.
Agora basta clicar novamente em Adicionar para criar as outras duas partições (swap e /home) lembrando que a swap é criada em MB (megabytes) e a /home em GB (gigabytes). Para isso você pode usar os procedimentos como já foi descrito acima, inclusive as telas, modificando apenas o tamanho das partições.
Na imagem abaixo temos o mapa do HD resultado final da configuração após o esvaziamento de uma partição Ntfs usada para a instalação do openSUSE.
Conclusão
Tempos atrás publiquei um
artigo sobre particionamento de disco usando o liveCD do Parted Magic, onde procurei abordar algumas formas de particionamento. Como o particionador do openSUSE é "um pouco" diferente eu procurei descrever aqui alguns passos básicos para efetuar com segurança um particionamento utilizando a distribuição openSUSE tanto via liveCD quanto DVD.
Espero que as informações colocadas aqui possam auxiliar os usuários desta distro no processo de particionamento de disco.