O microprocessador é o cérebro, o núcleo da máquina. A "potência" do computador está diretamente ligada a ele. Aprenda o que faz um processador, a diferenciar as características de cada tipo, o que significa "processadores de 64bits", como escolher o processador da sua nova máquina.
Embora a Intel tenha saído na frente várias vezes, a AMD constantemente agita o mercado de processadores com lançamentos interessantes. A isso se dá seu crescimento já há algum tempo. Chegou a ser a líder em desempenho durante certo tempo. Hoje, provavelmente a melhor relação custo-benefício seja oferecida pelos processadores AMD.
Athlon
Foi o processador mais popular da AMD durante um bom tempo, rivalizando pelo mercado com o Pentium4. O principal sucesso desse modelo foi a superação do Pentium4 em alguns processos, a um preço bem menor.
Sempron
Este é o processador de baixo custo da AMD. Como você pode achá-lo em encapsulados de 462 e 754 terminais, é mais fácil atualizar um equipamento antigo com este chip. Claro que se desejar atualizar a máquina após um tempo, é melhor adquirir o de 754 terminais, pois poderá fazê-lo mais facilmente.
Algumas características chamam a atenção, embora seja um processador de baixo custo. Por exemplo, possui memória cache de 512kb, e tecnologia de hiper-transporte, uma característica de processadores de alto desempenho da AMD.
AMD 64bits
São os chips mais desenvolvidos da AMD. O Opteron foi criado para máquinas de alto nível, pelo seu alto custo. Mas você pode encontrar alguns 'parentes próximos' mais acessíveis: o Athlon 64FX, orientado a jogos e animações em 3D; o Athlon 64, que compete diretamente com o Pentium de mais alto nível.
Os processadores de 64 bits mostram todo o seu calibre quando executamos softwares desenvolvidos para utilizar seus recursos. Quando for adquirir uma máquina, é uma boa idéia lembrar desses processadores. Lembre também que o Ubuntu já tem uma versão específica para tais processadores: Kubuntu 64 bits.
[3] Comentário enviado por mrazec em 08/01/2007 - 13:31h
Para aprender isso em IOC na faculdade é uma novela =)
Muito boa a matéria Parabens..mesmo.Como comentou nosso amigo danfox10 muito bem explicado, sem enrolação objetiva.
[4] Comentário enviado por gsi.vinicius em 08/01/2007 - 14:31h
Muito bom o artigo, indiquei como leitura recomendada aos meus alunos.
Fica só uma correção, qdo vc informou a distro da Canonical feita para processadores 64 bits, ficou como se o Kubuntu 64 fosse o padrão deles pra 64 bits. Na realidade a diferença entre Kubuntu, Ubuntu e o Xubuntu está no Window Manager: Ubuntu - Gnome, Kubuntu - KDE, Xubuntu - XFCE. Todos eles tem versões 64 bits, a escolha é baseada no WM apenas.
[8] Comentário enviado por tenchi em 09/01/2007 - 00:16h
Kra, era massa a época em que os processadores se dividiam em RISC e CISC... Apesar de ser um critério diferente do abordado neste artigo.. rsrs.
Excelente.
[10] Comentário enviado por kakizinhufigu em 26/02/2007 - 08:39h
esse site é uma porcaria
sabe o por que?
por que vcs não tem o que eu pedi
sera que da pra vcs fazerem um favor de melhorar essa merda desse site?
pelo bem da humanidade....cada dia precisamos melhorar nosso mundo concorda??
então ajuda.ou exclui essa porcaria que vcs chamam de site
beijinhus
kakizinhu e figuzinhu
[11] Comentário enviado por kakizinhufigu em 26/02/2007 - 08:44h
a e esse cara ai em cima é uma anta...nau,m sabe bosta nenhuma e fica ai com essa cara de espertao...e os troxas lê e ainda acha q ele é um geniu...
geniu dá merda...
vai seu burrao...