Publicidade e software LIVRE? De novo?

Sim, já existe um artigo meu aqui a respeito, mas um tanto quanto "precário" na minha opinião. O objetivo aqui é mostrar um pouco do que podemos fazer utilizando o nosso bem mais precioso: A CRIATIVIDADE.

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Por: Guilherme RazGriz em 04/06/2007 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Um negócio chamado Briefing e outro chamado de Brainstorm



Vamos lá, dentro de uma agência de publicidade existe um profissional chamado de "Atendimento" ou para quem preferir "Executivo de Contas".

A função deste profissional "nada mais é" do que ser o ELO de comunicação do cliente para com a agência e vice e versa. Mas por que eu disse isso? Bem, porque é deste "ELO" que nasce o "Briefing", que é o documento que contém os objetivos do cliente, os pedidos básicos do mesmo, as restrições (se houverem), a verba disponibilizada pelo cliente e também se o profissional for bom, este documento irá conter dados valiosos sobre como o cliente trabalha, dados sobre o seu negócio, personalidade, gostos e etc.

Uma vez nascido o Briefing ele é trazido pelo profissional citado acima até uma mesa de reunião dentro da agência. Mas... quem estará presente nesta mesa? Normalmente estarão presentes os seguintes profissionais: o já mencionado Atendimento, a Dupla criativa que foi designada para esta conta* (DUPLA CRIATIVA: a mesma é composta por um diretor de arte - o mané que "mexe com os programas" - e um redador - o cara que escreve texto), o diretor de criação *(Chefe da dupla criativa, é ele quem decide se o caminho apontado pela dupla deve ou não ser seguido) e também estará presente o profissional de mídia * (o cara que decide em que veículos de comunicação vão sair as peças, e ele também é o responsável por contatar estas empresas).

Mas o que acontece nessa reunião?

Bem, o Briefing é dissecado e então analisado com cuidado, depois as idéias para a campanha são postas sobre a mesa até que se chegue a um denominador razoavelmente comum entre estas pessoas para que a campanha saia do berço de papel. Uma reunião como essa pode demorar cerca de duas horas, não mais do que isso já que tempo é dinheiro.

Mas por que eu falei destes assuntos? É bem simples, o Brainstorm não ocorre só na propaganda, em todas as empresas de sucesso essa reunião acontece, sem ela não existe planejamento e sem planejamento... bom, é melhor começar a rezar para a firma não quebrar antes do seu salário chegar.

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Páginas do artigo
   1. "Ah... mas eu não sou CRIATIVO!"
   2. Você vê do mesmo jeito que eu...
   3. Um negócio chamado Briefing e outro chamado de Brainstorm
   4. Agora começa
   5. Exemplos
   6. Pequeno glossário e lista de material para ajudar.
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Comentários
[1] Comentário enviado por bebeto_maya em 08/06/2007 - 01:03h

excelente, só lembrando que o artigo também serve para o pessoal da área de design gráfico. Os conceitos são os mesmos.


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