Certa vez me perguntaram: "Rafael, como você consegue falar com tanta convicção sobre sistemas operacionais?". Confesso a todos que foi difícil responder, até mesmo acho que não consegui convencer com a explicação dada na época, mas hoje, com um pouco mais de experiência, tenho a explicação totalmente embasada para expor.
Antes de começarmos a delinear o assunto, é de grande importância deixar bem claro que é complicadíssimo falar a respeito disso, pois assim como um clube de futebol tem sua torcida, uma religião tem seus adeptos, Sistemas Operacionais também tem seus fiéis usuários.
É engraçado dizer, mas muitos tratam desse assunto como se ele existisse nas Escrituras Sagradas, A Bíblia, portanto simplesmente mostro minha opinião com total imparcialidade.
Vamos a ela!
Microsoft Windows
É complicadíssimo falar de Windows, até porque não consigo chegar a um veredito na separação de Sistema Operacional e ambiente gráfico. Apesar de hoje ele ser considerado um "S.O." mais robusto do que em outros tempos, ainda é coberto com uma manta de ideologia que insiste por seus usuários a prova.
Windows é um S.O. multi-funcional, onde deve estar aí a explicação de os outros sistemas operacionais serem considerados melhores. Não podemos dizer que seu foco são os desktops, pois também realiza tarefas as quais outros sistemas operacionais considerados profissionais realizam.
Windows está presente em muitos servidores, em muitos clientes os quais realizam tarefas como no ramo do design gráfico, web e 3D além de processamento de dados e indústria da fonografia.
O Windows é o sistema operacional mais usado atualmente, ganhando de muito longe de todos os outros sistemas operacionais, por vários motivos entre os quais destaco mais um artigo meu ao qual aconselho todos a lerem: "
Pirataria - aliada da Microsoft?", a partir daí fica clara a minha opinião.
Mac OS
Utilizando Mac OS 10.4 Tiger em um G5 na empresa onde trabalho, posso lhe garantir que hardware e software são feitos um para o outro, integrados e testados pela Apple. Em vez de perder tempo procurando drivers na web, basta apertar o botão liga/desliga e começar a trabalhar. Não estou dizendo que Mac nunca dá problema, mas estou falando da compatibilidade entre hardware e software.
Os computadores da Apple são produtos que prezam sempre pela simplicidade, pela estética e pela praticidade. Por essas características, caiu no gosto de profissionais ligados as áreas de publicidade, design, cinema e fotografia.
Isso não significa, no entanto, que esses computadores sejam exclusivos para esse público. Ainda mais por que seu sistema operacional é amigável e intuitivo, facilitando o uso entre as pessoas mais leigas. Claro que quem está super acostumado com Windows vai sentir dificuldades no início, mas esse obstáculo é algo que pode ser superado sem grandes traumas.
As diferenças entre o Mac OS e Windows começam pela arquitetura do sistema operacional. O núcleo do sistema da Apple é baseado em implementações do BSD/Unix. Essa característica traz ao sistema a estabilidade e segurança sempre creditadas aos sistemas operacionais como o
Linux. Outra grande diferença é a interface gráfica, muito bonita e cheia de recursos visuais. O Windows Vista tem características gráficas que se fizeram presentes primeiro no sistema da Apple.
O fato do sistema operacional do Mac ter como núcleo o BSD o fez cair nas graças da comunidade Linux. Muitos usuários desse sistema operacional têm muito apreço pelos computadores da maçã mordida.
Linux
Todos que me conhecem sabem que sou suspeito para falar sobre Linux, sou um romântico apaixonado por Linux. Já fui tachado de "religioso for Tux", "revolucionário", mas o melhor de todos foi o de "profeta do Linux".
Não vou falar que não gostei desse último, pois gosto de conseguir discípulos e posso provar que já formei dois deles, os quais hoje não conseguem nem mesmo utilizar os S.O. da Microsoft, porque não sabem mais utilizá-lo (confesso que fiquei com remorsos).
O universo por trás deste Sistema Operacional se perde em imensa constelação, como se fosse dentro de galáxias, não lhe foi estipulado um limite e VOCÊ é dono de sua própria galáxia.
Linux é um Sistema Operacional robusto, flexível e hoje podemos considerá-lo até mesmo versátil, o que nele se executa, se executa com confiança, com extrema excelência que é saudável adquirir conhecimento desta plataforma simplesmente por poder usar e abusar de uma faculdade a qual muitos esquecem de cursar, o RACIOCÍNIO.
Mas ele não citou mais nenhuma característica do sistema a não ser, robusto, flexível e versátil! Como não? Colham em minha árvore de artigos mais características sobre esse apaixonante pinguim, em especial no artigo
Livre arbítrio - exerça!.
Conclusão
A teoria foi expressa, a prática fica por conta de cada um tentar achar a oportunidade para a confirmação destas palavras.
O que expressei aqui foi apenas um relato de minha experiência com esses três sistemas operacionais, levado em consideração apenas um diferencial que é muito importante frisarmos, o Mac não é apenas um Sistema Operacional, mas também uma plataforma, uma arquitetura, falamos dele como um todo, Macintosh (máquina) + MacOS (sistema operacional).
Gostaria de falar sobre Unix, mas como minha experiência com ele foi de apenas três meses, não tenho uma opinião formada, embora saiba de seu grande potencial. Espero um dia voltar e relatar a respeito dele, por enquanto ando apenas com esses e já fiz a escolha quanto qual usar em meu desktop.
Agora faça você sua escolha, antes de falar bem ou mal de qualquer sistema operacional, procure não apenas usá-lo, mas aprendê-lo, para assim ganhar credibilidade e respeito perante sua opinião.
Rafael Santana,
Codinome: fulllinux
Distro: Slackware
santanaig@gmail.com