O QUE SÃO SLACKBUILDS
Basicamente
SlackBuilds são scripts (lista de comandos dentro de um arquivo) que tem a função de compilar softwares a partir de seu código fonte, gerando, por fim, um pacote instalável para a distribuição Slackware.
POR QUE USAR SLACKBUILDS
SlackBuilds devem ser usados porque o repositório oficial de pacotes da distribuição Slackware é muito conservador, tem "poucos" pacotes. Por exemplo, não tem a suíte de escritório LibreOffice. A forma comum e tradicional de obter pacotes inexistentes nos repositórios oficiais é através do uso de SlackBuilds.
USO DO SLACKBUILD
Neste artigo mostrarei a instalação do LibreOffice através do uso de SlackBuilds para exemplificar o seu funcionamento. Primeiro defina o que quer instalar, no caso, LibreOffice. Em seguida acesse a página dos SlackBuilds:
No campo de busca, preencha com aquilo que o interessa, no caso LibreOffice, e selecione a versão da sua distribuição. Clique na setinha para prosseguir.
O resultado deve se parecer com isto:
Vemos que três arquivos são interessantes: o LibreOffice em si e seus dois módulos: tradução da interface (langpack) e arquivo de ajuda (helppack). Irei ignorar o último arquivo, que não nos interessa no momento.
Clique no link do LibreOffice e LEIA a sua descrição. Isso é muito importante. Após lermos ficamos cientes de que:
- O script vai criar o pacote para Slackware a partir dos pacotes RPM (Red hat).
- O idioma do programa exige um arquivo em separado
- Para instalar o LibreOffice junto com o OpenOffice é necessário executar um script a mais (não nos interessa)
- Caso a versão do LibreOffice seja superior a versão do script, podemos tentar criar o pacote com o comando "VERSION="x.y.z" ./libreoffice.SlackBuild"
- O LibreOffice exige o pacote "jdk".
Já que o LibreOffice exige o "jdk", vá para a página do SlackBuild do jdk. Chegando lá, LEIA a sua descrição. Para instalar o JDK usando SlackBuilds precisaremos de duas coisas: o JDK em si e o script que o transformará em arquivo instalável.
Infelizmente não é possível baixar o pacote JDK diretamente sem antes entrarmos no site da Oracle para aceitar a licença. Por isso, acesse o endereço:
Clique em "JDK download". Marque o "Accept License Agreement" e clique no link para download com o final "tar.gz", para
Linux de acordo com a arquitetura do seu computador (i586 para 32-bits ou x64 para 64-bits).
Vamos supor que o arquivo foi salvo no diretório Downloads. Volte na página SlackBuild do jdk e baixe o script. O nome dele é "jdk.tar.gz".
Ok. Agora temos dois arquivos: o script (jdk.tar.gz) e o código do JDK (jdk-VERSÃO-linux-ARQUITETURA.tar.gz). Para começar o processo de instalação, descompacte o script com:
tar -zxvf jdk.tar.gz
Isso vai descompactar o arquivo do script criando um novo diretório chamado jdk. Mova o JDK para dentro desse diretório:
mv jdk-VERSÃO-linux-ARQUITETURA.tar.gz jdk
Entre no diretório:
cd jdk
Torne o script executável:
chmod +x *.SlackBuild
Torne-se root:
su
Execute o script:
# ./jdk.SlackBuild
Ao final do processo um aviso dirá que o arquivo instalável foi enviado para o diretório /tmp.
Instale o JDK com:
# installpkg /tmp/jdk-VERSÃO-ARQUITETURA_SBo.tgz
Pronto. Parabéns! Você acabou de instalar um pacote criado com SlackBuild. Mas isso foi apenas o "jdk", requisito para o LibreOffice.
Repita os passos para o LibreOffice. Aqui de forma resumida:
Baixe o LibreOffice em si no diretório Downloads. O link para download do LibreOffice é:
Baixe o script SlackBuild do LibreOffice na página do Slackbuild:
Agora com ambos dentro do diretório downloads, prossiga com a "receita de bolo".
Extraia o script:
tar -zxvf libreoffice.tar.gz
Mova o pacote principal para dentro do diretório do script:
mv LibreOffice_VERSÃO_Linux_ARQUITETURA_rpm_sdk.tar.gz libreoffice
Entre no diretório:
cd libreoffice
Torne o script executável:
chmod +x *.SlackBuild
Torne-se root:
su
Execute o script:
# ./libreoffice.SlackBuild
Instale o pacote criado:
# installpkg /tmp/libreoffice-VERSÃO-ARQUITETURA_SBo.tgz
Muito bom!
Agora instalaremos o idioma da interface e o arquivo de ajuda. Para isso baixe os dois arquivos em:
Repita os mesmos passos anteriores com esses dois arquivos. Com apenas UMA mudança. Na hora de executar o script, não use apenas "./libreoffice-langpack.SlackBuild" e "./libreoffice-helppack.SlackBuild". Acrescente "LOLANG=pt_BR" antes. Exemplos:
# LOLANG=pt-BR ./libreoffice-langpack.SlackBuild
# LOLANG=pt-BR /libreoffice-helppack.SlackBuild
Como eu fiquei sabendo dessa alteração? Eu li a página Slackbuild de cada um desses pacotes. E lá diz que é necessário acrescentar esse detalhe. Após a criação dos pacotes, instale-os a partir do diretório /tmp, assim como foi feito com os outros.
Após terminar, execute:
# installpkg remove libreoffice
NÃO REMOVA os pacotes. Apenas observe que os mesmos estão instalados.
Por fim, você terá o LibreOffice instalado em português do Brasil e saberá instalar qualquer outro pacote pelo SlackBuilds.
CONCLUSÃO
A filosofia ou doutrina do Slackware sempre foi a de fornecer apenas o básico. Deixando por conta do usuário, o verdadeiro administrador do sistema, a responsabilidade de obter os pacotes extras e obter suas próprias soluções. Como consequência, um bom slacker faz pleno uso de SlackBuilds e alguns até mesmo os cria para satisfazer as suas necessidades e ajudar a comunidade.
Há formas de automatizar o processo de instalação de programas do slackbuilds.org, como por exemplo, através do uso de gerenciadores de pacotes de terceiros como o excelente Slpkg. Mas o uso dessa ferramenta será para
outro artigo. A proposta aqui foi apresentar a forma tradicional.
Espero que este artigo tenha servido de alguma ajuda para usuários iniciantes que estão descobrindo as riquezas do Slackware Linux. Abraço!
"Só Slackware é Linux e Patrick Volkerding o seu Profeta!"