Tutorial OpenGL v2.0

Finalmente chegou! Após quase 1 ano depois de meu primeiro artigo sobre OpenGL, chegou a versão 2.0. Clique e fique mais Geek.

[ Hits: 18.133 ]

Por: Thiago Henrique Hüpner em 08/05/2015


Simulando uma Gambiarra



Bom, se leu até aqui, creio que já esteja claro o funcionamento breve do SDL e OpenGL, mas apenas inicializamos e utilizamos os eventos do SDL e "imprimir" na tela usando o OpenGL (que seria o objetivo principal). Se o artigo parasse por aqui, já estaria bom, porém, e se houvesse uma maneira mais "estranha" de usar os 2?

O "SDL_Rect" é uma maneira inteligente de utilizar os 2 juntos.

Um breve exemplo é esse:

#include <SDL/SDL.h>
#include <SDL/SDL_opengl.h>

#define LARGURA 400
#define ALTURA 400

void inicializaOpenGL(){
	glClearColor(255,255,255,1);
	glMatrixMode(GL_PROJECTION);
	glLoadIdentity();
	gluOrtho2D(0,LARGURA,ALTURA,0);
	glMatrixMode(GL_MODELVIEW);
	glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
}

// Simulando o SDL_FillRect
void GL_FillRect(SDL_Rect a,int r,int g,int b){
	glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);

	glLoadIdentity();

	glColor3ub(r,g,b);
	glBegin(GL_QUADS);
		// Lado Superior Esquerdo
		glVertex2f(a.x,a.y);
		// Lado Superior Direito
		glVertex2f(a.x+a.w,a.y);
		// Lado Inferior Direito
		glVertex2f(a.x+a.w,a.y+a.h);
		// Lado Inferior Esquerdo
		glVertex2f(a.x,a.y+a.h);
	glEnd();
}

int main(int argc,char *argv[]){
	if(SDL_Init(SDL_INIT_VIDEO) < 0){
		printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
		return -1;
	}

	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_RED_SIZE, 8 );
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_GREEN_SIZE, 8 );
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_BLUE_SIZE, 8 );
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_ALPHA_SIZE, 8 );
	SDL_GL_SetAttribute( SDL_GL_DOUBLEBUFFER, 2 );

	SDL_Surface * tela = SDL_SetVideoMode(LARGURA,ALTURA,32,SDL_OPENGL);
	if(tela == NULL){
		printf("Erro : %s
",SDL_GetError());
		SDL_Quit();
		return -1;
	}

	SDL_WM_SetCaption("Tudo Junto e Misturado",NULL);

	SDL_Event evento;

	int estaRodando = 1;

	SDL_Rect retangulo;

	inicializaOpenGL();

	while(estaRodando){
		while(SDL_PollEvent(&evento)){
			switch(evento.type){
				case SDL_QUIT:
					estaRodando = 0;

				break;

				default:
				break;

			}
		}

		// Propriedades do Retangulo

		// Posição X
		retangulo.x = 10;

		// Posição Y
		retangulo.y = 10;

		// Aqui a coisa começa a ficar interessante ...

		// Podemos alterar a Largura do Retangulo e ...
		retangulo.w = 50;

		// ... a Altura do Retangulo
		retangulo.h = 50;

		GL_FillRect(retangulo,255,0,0);

		SDL_Delay(30);

		SDL_GL_SwapBuffers();
	}
	SDL_Quit();

	return 0;

}

Salve esse programa como "EvolucaoParte1.c" e compile com:

gcc -o EvolucaoParte1 EvolucaoParte1.c -lSDL -lGL -lGLU -Wall

E como ficou:
Linux: Tutorial OpenGL v2.0
Não parece gambiarra?

Então, esse código é bem tranquilo de entender, o diferente é o GL_FillRect, que não faz muita diferença do SDL_FillRect, eles compartilham o mesmo "DNA" (se é que me entendem), mas funciona apenas com retângulos e não com a "surface" em si.

Utilizando essa maneira, é possível fazer vários jogos simples do SDL no OpenGL, já que não muda muita coisa.

Recomendo testarem bastante esse sistema antes de seguir em frente, pois ficará mais complexo a partir de agora. Deixo um desafio para vocês antes de continuarem: mover o Retângulo Igual no Exemplo anterior!

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Inicializando o SDL
   3. OpenGL e SDL botando pra quebrar
   4. Simulando uma Gambiarra
   5. A jornada é longa parte 1 - Colisão Mouse e Retângulo
   6. A jornada é longa parte 2 - Colisão entre 2 Retângulos
   7. "Imagine" seu programa
   8. Agradecimentos, links úteis e fontes
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.

[2] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:21h


[1] Comentário enviado por fabio em 08/05/2015 - 10:30h

Muito bom! Vou tentar criar um game simples pra minha filha ficar clicando no retângulo com a cor certa com base neste tutorial.


Fábio, mais uma vez, muito obrigado !

E boa sorte com o aplicativo, espero que sua filha goste.

Qualquer dúvida só pedir =D

[]'s

T+

[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até

[4] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:30h


[3] Comentário enviado por UmCaraAToa em 08/05/2015 - 11:25h

Bom artigo!
Favoritado e pega meu 10!

Até


Valeu fera

T+

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05

[6] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 11:55h


[5] Comentário enviado por xerxeslins em 08/05/2015 - 11:49h


Favoritado. Vou ler depois com calma. Mas só de dar uma olhada por rápida vi que é material interessante!
--
http://pastebin.com/aji5Qp05


Valeu fera, Obrigado!

[]'s

T+

[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.

[8] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:04h


[7] Comentário enviado por preroeb em 08/05/2015 - 19:02h

Parabéns pelo artigo escrito, é uns dos melhores (e únicos) artigos sobre OpenGL aqui no VOL.


Valew pela força!

Dando duro pra trazer um artigo de qualidade pra vocês, meu povinho do "Volzinho"!

[]'s

T+

[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]

[10] Comentário enviado por Thihup em 08/05/2015 - 19:44h


[9] Comentário enviado por Felipeigor em 08/05/2015 - 19:43h

Ae Parabéns brother excelente artigo , favoritado aqui tbm :)

Igor Felipe
Cadastrado desde: 25/09/2009

[b]If it moves , compile it.[/b]


Valew Tambem pelo apoio!

[]'s

T+

[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.

[12] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 13:40h


[11] Comentário enviado por SamL em 09/05/2015 - 12:50h

Legal cara, bem explicada a parte sobre colisão. Um bom artigo como um todo. Parabéns.


Valew Sam! Sempre me apoiando!

[]'s

T+

[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.

[14] Comentário enviado por Thihup em 09/05/2015 - 16:18h


[13] Comentário enviado por Ang em 09/05/2015 - 16:14h

Oi, Thiago!
Dei uma rápida lida no seu artigo.
Está muito bom!
Continue assim, com essas ótimas contribuições!

Ang,
Manaus, AM, Brasil.
Usuário de sistemas operacionais livres/abertos tipo Unix ou tipo DOS,
Distros Favoritas: FreeBSD, Free-DOS, , PC-DOS, Bodhi Linux, Ubuntu, Big Linux, Kurumim, OpenSUSE, Slackware e Slax.


Valew !
Obrigado por ter lido!

[]'s

T+


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